sexta-feira, 20 de abril de 2012

As vezes pão é queijo e queijo é pão

Quem leu "O vexame do dr Peluso"  aqui no Saúva ficou sabendo,  entre outras coisas, que em entrevista ao Valor e a respeito do julgamento do "mensalão" o ex presidente do STF disse que o tal julgamento pode durar 20 dias com os ministros trabalhando das 08 as 18 de segunda a sexta. E isso é bom?

Fiquei pensando a respeito e me lembrei que quando olho para aqueles ministros e ministras metidos em suas togas a discorrerem seus considerandos intermináveis sobre um porção de coisas, penso que o fazem em razão do extremo zelo pela Justiça e pela responsabilidade que têm nas mãos. E por isso descem às minúcias de cada caso, e debatem, e pedem vistas, recursos, convocam, filosofam, buscam nos anais jurídicos outros julgamentos semelhantes, fazem poesias, ouvem testemunhas e acusados, estudam as provas mais um pouco e consideram tudo outra  vez e pedem mais vistas e mais um pouco de sessões para advogados, ufa !, tudo em nome da Justiça e para que as decisões que saírem dali sejam mais próximas possível da verdade. 



 Apenas condenam ou absolvem  depois de uma profunda reflexão sobre o que quer que seja.

Pois sendo o STF o ultimo patamar na hierarquia jurídica, ao condenado não caberá mais recursos senão que assumir suas culpas e penas.

Por isso a respeito das decisões do STF se pode citar o velho ditado popular e que serve para colocar um ponto final em todas as coisas: pão, pão queijo, queijo.

Mas eis que surge o sr Peluso e com meia dúzia de palavras nos revela que o assunto "mensalão" pode ser resolvido em 20 dias.

Das duas uma: ou o sr Peluso por conta de uma indisfarçável frustração, por por causa das circunstâncias, não estará sob os holofotes presidindo o julgamento de um caso muita importância para a história do Brasil e por isso trata-o como se fosse uma briga de vizinhos, ou então ele quis dizer que as vezes, e dependendo da pressão externa, pão pode ser queijo e queijo pode ser pão.

Fiquem em paz,

Jonas

2 comentários:

  1. Li ,acho que no Estadão algum tempo atrás,que numa conversa de Lula com Marcio Tomás Bastos,já ficou combinado que haverá,e recursos,mais recursos,vistas e mais vista do processo,em fim todas estes recursos jurídicos que a nossa lei permite,até que prescreva.
    Posso estar enganada,pois são tantos artigos e opiniões opostas,que já me perdi.
    Mas concordo sim com seu artigo,Há vaidades e interesses....
    Minha opinião é que não vai dar em nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Suzana, obrigado pela interação e apoio. Esses prolongamentos são como vc mesma diz recursos juridicos e portanto legais. Iso são coisas que o legislador é que permite. Agora acho que vai dar em alguma coisa sim. Não é possivel que isso fique em branco. grandes abraços

      Excluir