sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ação de Graças

Mesmo com um atraso de 24 horas me considero ainda com tempo de comentar a respeito do Dia de Ação de Graças, uma data com significado especial para todos aqueles que, dirigindo suas orações a Deus, sentem-se alvo das atenções divinas em seu cotidiano, estas atenções  que costumamos chamar de milagres.

Não penso que Deus aja pontualmente na vida de alguém e ao pensar assim corro o risco de sugerir que Deus já tenha deixado tudo pronto aqui na Terra e saiu pelo universo afora tratando de criar outras coisas. Não quero falar em destino até por que não acredito que tudo já esteja escrito, pois se assim fosse bastava eu ficar sentado em algum canto esperando acontecer o que aconteceria comigo de qualquer jeito.

Mas para mim é dificil pensar que Deus, mesmo sendo Deus, haveria de criar para sí mesmo uma tamanha e dificultosa tarefa de ficar ouvindo seus fieis por toda a eternidade e intervindo na vida destes a fim de solucionar-lhes os problemas.

Penso que Deus, justamente por ser Deus, criou a harmonia da vida, criou a interrelação entre todos os seres vivos e é nesta harmonia e nesta interrelação que residem todas as necessidades humanas. Este é o principal e quem sabe o único milagre divino de que somos alvos. Já temos tudo que nos basta para vida.

Contraditóriamente justamente nós, os humanos e racionais, e por essa racionalidade distintos do resto do mundo vegetal, mineral e animal, justamente nós é que nos recusamos a aceitar a casualidade e as imposições da vida. Devemos aprender com os astros, os vegetais, os animais e minerais. Nenhum deles quebra a harmonia e todos aceitam com serenidade seus papéis, suas importancias, o ir e vir da vida de maneira compreensiva e pacifica.

Se cuidarmos sempre da interdependencia entre tudo que é vivo chegaremos ao que o próprio Cristo nos garantiu: eu vim para que todos tenham vida e vida em abundancia. Assim sendo não é de Deus que devemos esperar o acerto daquilo que supomos estar errado em nossas vidas, Deus nos mostra que a vida já está certa desde sempre.

Minha vida não me foi dada ontem, ou no dia em que eu nasci. As condições para que minha vida acontecesse já foram dadas em um tempo impossivel de determinar. E assim é com todas as vidas: do pé de alface ao peixe-boi ou da zebra aos ovos chocos, passando pela vida humana, tudo é harmonico e só existe por que tudo o mais existe.

Cuidar da vida, de todas as vidas, e deixa-las acontecer com naturalidade. Essa deve ser a nossa verdadeira Ação de Graças, essa pode ser a maneira mais agradável a Deus de manifestarmos nossa gratidão por tudo que nos foi dado.

Fiquem em paz

Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário