domingo, 8 de abril de 2012

O Juiz da Veja

Carlos Ayres Britto, futuro presidente do STF, em entrevista para a Veja desta semana disse o que a grande e opocionista imprensa brasileira quer ouvir: que o julgamento mensalão sairá este ano, antes das eleições. E diz o "ayroso" ministro:

“O que me cabe é marcar a data tão logo o processo seja liberado para pauta. Quem libera é o ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. Estamos em ano eleitoral e, como a imprensa já anunciou com base em uma declaração do próprio ministro Lewandowski, há o risco de prescrição. Então, é evidente que eu, como presidente, vou agir com toda a brevidade. Uma vez disponibilizado o processo para julgamento, providenciarei sua inclusão na pauta em 48 horas”



Alguns detalhes chamam a atenção:

1) Por que ele cita que estamos em ano eleitoral?  Isso dá um peso diferente para o caso? Se as eleições fossem o ano que vem haveria a mesma pressa?

2) Diz ele também que o ministro Lewandoski informou, e a imprensa divulgou, que há um risco de prescrição dos crimes. Mas ele como Juiz apto ao assumir a cadeira de presidente do STF não sabe disso? Precisa citar a imprensa para reforçar um detalhe juridico? E dar um ar de maior conhecimento técnico dos tramites judiciais à imprensa ao invés de ao próprio STF?

3) Como assim incluir o assunto na pauta em 48 horas? Esse caso se sobrepõe aos demais em julgamento no STF? Nada é mais importante que julgar o mensalão? Não existem outros casos aguardando decisão do Supremo?

4)  O fato de colocar o assunto na pauta garante o julgamento com a mesma brevidade? Ao que me consta há um rito a seguir que  pela tradição da Justiça em nosso Brasil, deve prolongar a decisão final. Pois são 38 acusados todos com direito as suas defesas o que, se for uma por semana, pode durar muitas semanas. É temerosa a demonstração de açodamento do futuro presidente do STF que parece ter como objetivo apenas a colocação do caso sob os holofotes da grande midia.

A respeito da grandiosidade do caso leiam o que disse o ministro Joaquim Barbosa do mesmo STF:

" Estamos diante de uma ação de natureza penal de dimensões inéditas na história desta Corte. Com efeito, cuidava-se inicialmente de 40 acusados de alta qualificação sob o prisma social, econômico e político, defendidos pelos mais importantes criminalistas do País, alguns deles ostentando em seus currículos a condição de ex-ocupantes de cargos de altíssimo relevo na estrutura do Estado brasileiro, e com amplo acesso à alta direção dos meios de comunicação."

Ou seja influencia por influencia os dois lados tem peso.

Isso resulta em que o roteiro já está sendo montado: o STF começa a julgar o caso e a grande midia opocionista começa a oferecer o passo a passo do julgamento todos os dias no café da manhã, no almoço e no jantar.

Ao que parece a decisão do caso é secundária, o que importa é que se inicie o teatro para que ilações e conclusões parciais do caso sejam divulgadas ao longo do tempo até chegar bem próximo das eleições ou no mínimo no período da propaganda eleitoral.

Por fim o que importa mesmo é tirar Demostenes, Cachoeira, A Privataria Tucana, Perillo, DEM e PSDB da vitrine das marucataias e fazer todo o estardalhaço possivel em torno do " maior escandalo do Governo Lula" segundo já nomeou o caso toda a grande e oposicionista imprensa.

Ah sim, só mais um lembrete: o ministro em questão, Ayres Britto, e futuro presidente do STF foi o relator do caso que terminou na derrubada da Lei de Imprensa. Concluam o que quiserem

Fiquem em paz

Jonas

3 comentários:

  1. Cumpadi,

    Está tendo acesso ao Teia Livre?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro, não voltei mais lá desde que o acesso esteve interrompido para troca de servidores ou algo assim...

      Excluir
  2. Eu tentei postar um texto lá no Teia e o meu acesso não funciona. Enviei mensagem para o Biruel, mas não houve resposta. Deixa estar. Gostava muito de postar lá.

    E o cumpadi, como está? Tudo certinho?

    Abração!

    ResponderExcluir