sábado, 17 de março de 2012

Amadores e profissionais.




" Perguntei à terra,
 ao mar, à profundeza
 e, entre os animais, às criaturas que rastejam.
 Perguntei aos ventos que sopram 
 e aos seres que o mar encerra.
 Perguntei aos céus, ao sol, à lua e às estrelas
 e a todas as criaturas à volta da minha carne:
 Minha pergunta era o olhar que eu lhes lançava.
 Sua resposta era sua beleza."

Santo Agostinho em seu livro Confissões.

Como se sabe, e me perdoem por dizer o que se sabe, vivemos muito mais para ter do que para conhecer ou saber.

E Santo Agostinho nesse belo poema nos chama a contemplação. Contemplar é algo que nos escapa no dia a dia dado que vivemos em uma ciranda que nos impusemos e da qual não se sabe bem para onde vai e nem em que vai dar.

Bem ao contrário de nossas agendas, nossas obrigações profissionais ou nossos manuais sobre como lidar com toda essa parafernália a nossa volta, a natureza se manifesta sempre de maneira simples sem "oquês" e nem "praquês".



As flores florescem por que florescem sempre com as mesmas cores, do mesmo jeito, com a mesma beleza e no mesmo tempo. A frutas explodem nas copas das arvores sempre com os mesmos sabores e aromas. Os bemtevis nascem sempre amarelos e marrons cantando sempre seu canto inconfundível. As fases da lua, as marés, os dias e as noites, sempre e sempre repetidos por igual e com mesma beleza e com os mesmos mistérios. Entre todos os bichos o cio vem e vai sem que haja entre eles nenhuma ansiedade por acasalar-se fora de época. Tudo tem o seu tempo certo.

Olhai os lírios dos campos e as aves do céu, nos ensinou Jesus Cristo. Convidando-nos a confiar na harmonia da criação e para deixarmos as coisas por conta do que podemos chamar do acaso. Tudo haverá de acontecer no tempo certo apesar de nossas dúvidas e de nossa ansiedade.

Contemplar. Talvez essa seja a cura de um de nossos maiores males: a incerteza sobre o dia de amanhã. 

Contemplando a beleza da criação entendemos que não estamos sozinhos. Contemplando a natureza podemos ver que o bem virá e prevalecerá sobre todas as nossas dificuldades. Nos amaremos e nos felicitaremos. A paz e a harmonia fluirão em nós com nas flores, nos astros, nas frutas, nos animais. Pois é disto que é feito a natureza da qual somos parte: de paz e de harmonia.

Deixemos um pouco de ser "profissionais" de viver e sejamos um pouco mais "amadores" (ou amantes) da vida.

Fiquem em paz.

Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário