quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Volta pras férias Catanhede!

A senhora dona Eliane Catanhede bem que podia ter continuado de férias lá pelas Europas, local onde ela decerto gostaria de ter nascido.

Mas não. Eis que ela volta. E ao contrário da maioria das pessoas que ao retornarem das férias, voltam de corpo e espirito de bem com a vida, essa moça parece que trabalhou até tarde ainda no dia anterior e continua exalando todo seu mau humor e má vontade.

A rainha da massa cheirosa em seu artigo de retorno ao trabalho desdenha da pujança da economia brasileira apontando as nossas mazelas sociais não só como se essas fossem uma novidade em nosso Brasil  mas exibindo forte conteudo preconceituoso. E diz assim a sábia antropóloga da Barão de Limeira:

"E o país consegue ser a sexta economia mundial com um IDH ainda vexaminoso. Quando você passeia pelo interior do Nordeste, onde as coisas vêm melhorando, é verdade, assusta-se com os ainda extensos bolsões de miséria atolados em dois ou três séculos atrás.

Povoados sem asfalto, um atrás do outro, com crianças barrigudinhas e descalças correndo na poeira, entre mulheres de ar sofrido e pele encarquilhada e homens trôpegos pela cachaça e pelo cansaço de uma vida inteira de trabalho duro, debaixo de sol a pino e em regime de semiescravidão.

Não consta que haja gente e cenários assim no Reino Unido e na França, o próximo país a ser, bem antes do que se previa, ultrapassado pela economia emergente do Brasil." ( leia mais aqui )

Vamos por partes dona Catanhede. O IDH vexaminoso que a senhora menciona foi "conquistado" graças a sucessivos governos oligarquicos no passado distante e neoliberais no passado recente, ambos modelos de governança bastante aplaudidos pela senhora e seus patrões. 

Quanto a sua inédita descoberta antropologica de que há barrigudinhos, mulheres de pele encarquilhada e homens tropegos de cachaça na região nordestina eu recomendo a senhora que dê uma volta pelas ruas do centro velho ou da periferia da cidade de São Paulo, onde a senhora certamente encontrará muitas pessoas nas mesmas condições.

É preciso acrescentar ainda que PSDB e seu aliadissimo de primeira hora o DEM , que são em ultima análise os donos da voz da senhora,  agregam em suas fileiras os herdeiros diretos dos barões paulistanos e coronéis nordestinos principais responsáveis pelo triste atraso social do Brasil.

Em relação à sua admiração pelo Reino Unido e pela França supondo que nesses paises não " haja gente assim ", o que é por si mesmo um equivoco enorme, é bom que a senhora se lembre que o modelo economico adotado pela Europa - o mesmo que os donos da voz da senhora aqui no Brasil tanto apreciam - apresenta-se em franca decadencia e os gestores da economia de lá para salvar a banca sacrificarão programas sociais  e demais investimentos em prol da população o que vai gerar com toda certeza muitos barrigudinhos, mulheres de pele encarquilhada e homens tropegos de uisque, vinho, vodca....

E por ultimo mas não mesmo importante, senhora dona Catanhede, queira por gentileza abandonar o hábito preconceituoso de representar pobreza com imagens nordestinas. Pois isto é herança maldita deixada pelos donos da sua voz e da qual o Brasil já está se livrando.

Fiquem em paz

Jonas

2 comentários:

  1. É isso Jo. Infelizmente algumas pessoas da nossa sociedade não se cansam de prestsr homenagens e elogios ao hemisfério norte, EEUU incluso. Pena que elas não se lembrem que temos pouco mais de 500 anos de civilização, enquanto que os paises mencionados são milenares. No princípio eles não eram assim. Muita fome, miséria e injustiças aconteceram antes de serem o que são. Mas todo imperio tem um fim. Já estamos assistindo o começo do fim.
    Beijos
    The.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Tê, é o complexo de vira lata que está impregnado na pele dessa gente e não há meios de serem orgulhosos de sua terra e de sua gente....

    Beijos

    ResponderExcluir