sexta-feira, 11 de junho de 2010

Não chore, Madiba!

Na ultima Páscoa eu escrevi aqui um texto  sobre a transformação de um país causada pelo sonho e pelo desejo de um homem de ver renascer a vida. Eu falava de Mandela e da Africa do Sul.

Não sei muito sobre Mandela.Sei um pouco de sua trajetória e aquele filme, Invictus, que, ao assisti-lo, não pude de deixar de fazer o pararelo que fiz e comentei na publicação sobre a Páscoa.

Por esses dias estamos com os olhos voltados para Africa do Sul por causa da Copa e no vai e vem das centenas de informações podemos confirmar ao vivo e a cores que um pais inteiro reverencia quem sabe talvez o seu mais admirável condutor. Ontem na televisão eu vi um comentarista dizer que os sul-africanos tratam Mandela quase como uma divindade.

E hoje seria o grande dia. Hoje Mandela entraria no estádio para junto com seu povo celebrar essa monumental festa que queiramos ou não une bilhões de pessoas de todo o planeta.

Hoje Mandela mostraria ao mundo todo o que a habilidade, os dons, a generosidade de um homem podem fazer por um país. Hoje seria a coroação de uma vida impar dedicada a um trabalho impar de valorização e resgate da vida humana.

Mas hoje, justo hoje, quis o destino, ou algum deus, ou a fatalidade que a bisneta de Mandela morresse em um acidente de automóvel. E Mandela não estará no estádio. Mandela não celebrará com seu povo.

Hoje, tornado um simples homem pelas circunstancias da vida, esse bravo guerreiro curva-se diante da dor, chora e se retira. Assim é a vida. Impossivel entendermos essa trama que nos envolve e que muitas vezes nos arranca dela mesma.

Mas não chore não Madiba. Todos aqueles sorrisos de seus conterraneos, brancos e negros, suas bandeiras, sua vuvuzelas, suas  caras-pintadas, seus gingados, seus gritos, essa alegria, de tudo isso um pedaço é seu, é  quase toda sua essa possibilidade, é quase toda sua essa oportunidade.

E a pergunta é: essa festa existiria caso voce não tivesse interferido na história de seu povo? Acho que não.

E em cada um dos corações daqueles homens e mulheres certamente tem  um pedaço da pequenina porém vigorosa semente de paz e amor que voce plantou.

Fiquem em paz,

Jonas

4 comentários:

  1. Nossa pai...acho que Madiba iria gostar muito de ler isso hoje. São as tramas de nossas vidas, que muitas vezes erguemos nossas cabeças questionando os deuses um porquê e a resposta nunca vêm...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. De repente vem um vendaval e pimba! Muda o rumo de sua história, joga voce pro outro lado de onde voce queria estar.

    Beijos filha

    ResponderExcluir
  3. puxa, isso aqui tá uma beleza,hein

    ResponderExcluir
  4. Edu, sua atenção constante é que é uma beleza,

    ResponderExcluir