Na ultima Páscoa eu escrevi aqui um texto sobre a transformação de um país causada pelo sonho e pelo desejo de um homem de ver renascer a vida. Eu falava de Mandela e da Africa do Sul.
Não sei muito sobre Mandela.Sei um pouco de sua trajetória e aquele filme, Invictus, que, ao assisti-lo, não pude de deixar de fazer o pararelo que fiz e comentei na publicação sobre a Páscoa.
Por esses dias estamos com os olhos voltados para Africa do Sul por causa da Copa e no vai e vem das centenas de informações podemos confirmar ao vivo e a cores que um pais inteiro reverencia quem sabe talvez o seu mais admirável condutor. Ontem na televisão eu vi um comentarista dizer que os sul-africanos tratam Mandela quase como uma divindade.
E hoje seria o grande dia. Hoje Mandela entraria no estádio para junto com seu povo celebrar essa monumental festa que queiramos ou não une bilhões de pessoas de todo o planeta.
Hoje Mandela mostraria ao mundo todo o que a habilidade, os dons, a generosidade de um homem podem fazer por um país. Hoje seria a coroação de uma vida impar dedicada a um trabalho impar de valorização e resgate da vida humana.
Mas hoje, justo hoje, quis o destino, ou algum deus, ou a fatalidade que a bisneta de Mandela morresse em um acidente de automóvel. E Mandela não estará no estádio. Mandela não celebrará com seu povo.
Hoje, tornado um simples homem pelas circunstancias da vida, esse bravo guerreiro curva-se diante da dor, chora e se retira. Assim é a vida. Impossivel entendermos essa trama que nos envolve e que muitas vezes nos arranca dela mesma.
Mas não chore não Madiba. Todos aqueles sorrisos de seus conterraneos, brancos e negros, suas bandeiras, sua vuvuzelas, suas caras-pintadas, seus gingados, seus gritos, essa alegria, de tudo isso um pedaço é seu, é quase toda sua essa possibilidade, é quase toda sua essa oportunidade.
E a pergunta é: essa festa existiria caso voce não tivesse interferido na história de seu povo? Acho que não.
E em cada um dos corações daqueles homens e mulheres certamente tem um pedaço da pequenina porém vigorosa semente de paz e amor que voce plantou.
Fiquem em paz,
Jonas
Nossa pai...acho que Madiba iria gostar muito de ler isso hoje. São as tramas de nossas vidas, que muitas vezes erguemos nossas cabeças questionando os deuses um porquê e a resposta nunca vêm...
ResponderExcluirBeijos
De repente vem um vendaval e pimba! Muda o rumo de sua história, joga voce pro outro lado de onde voce queria estar.
ResponderExcluirBeijos filha
puxa, isso aqui tá uma beleza,hein
ResponderExcluirEdu, sua atenção constante é que é uma beleza,
ResponderExcluir