sábado, 22 de maio de 2010

John Lennon no Itau

Essa semana o Itau começou a veicular uma série de comerciais tendo como fundo a musica Imagine de John Lennon. Acabei de ver um video que já está no youtube e que mostra, no inicio, a preparação para a apresentação de um coral dos funcionários do banco para apresentar-se no que parece ser um convenção também do banco. E uma voz em off vai falando de um sonho que o Itau tem e por ai vai. Termina com o coral cantando a musica que já citei.

Fiquei um tanto chocado com isso. Não há conexão entre o sonho sonhado na musica e a proposta de um banco. São quilometros de distancia entre o que John Lennon nos chamou a pensar e o que um banco nos propõe na vida real. Bem eu senti isso talvez por que a música é de quem é, talvez por que essa música ainda embala meus sonhos que, como eu já disse, passam pela calçada oposta do Itaú.

Mas pra que não se diga que eu estou azedo vejam abaixo um video da Sorveteria Cadbury que para o promover seu sorvete, o Flake 99, convidou algumas pessoas para experimentar o dito em uma montanha russa.

E deu no que deu.

Fiquem em paz

Jonas

5 comentários:

  1. Muito boa mesmo essa proposta da sorveteria...fiquei com vontade...rssss. Agora realmente,não dá para entender a proposta do Itaú usando essa grande obra de arte idealizada por John Lennon, a essa hora ele estaria batendo a cabeça na parede...
    beijos meu Pai!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, dimdim nme sempre faz parte dos melhores sonhos.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ironias da TV brasileira


    Por Fernando Grecco

    “Imagine no possessions/I wonder if you can/No need for greed or hunger/A brotherhood of man/Imagine all the people/Sharing all the world...” (Imagine - John Lennon – 1971)



    É fato irrefutável que a televisão brasileira possui uma das programações mais ridículas e banais de todo o mundo. Novelas grotescas, carregadas de um erotismo vazio e sem graça, tomam conta do horário nobre. Jornais, a exemplo do Jornal Nacional, da Rede Globo, nada mais são do que porta-vozes de uma elite, manipulando, alterando, criando notícias de acordo unicamente com seus interesses de ordem econômica.

    Não é diferente com as propagandas comerciais. Uma forte apelação ao humor previsível é algo bastante aborrecível a quem ainda detém certa erudição. Porém, algo que ultrapassou em muito o limite do tolerável foi exibido na Rede Globo (logicamente) há poucos dias. Fazemos referência à nova propaganda do banco Itaú, onde mostra uma série de funcionários da instituição cantando, uníssonos, a canção Imagine, do mestre John Lennon.

    Poucas propagandas televisivas conseguiram alcançar um grau de incoerência tão saliente como essa. A canção é um brado de louvor a paz, a igualdade, a fraternidade entre os homens. A letra nos sugere uma sociedade economicamente justa onde inexista a propriedade, a ganância, a fome, o dinheiro, a religião ou mesmo as fronteiras. Por fim, Lennon nos faz imaginar em uma realidade radicalmente antagônica a essa que estamos enclausurados.

    Como pode uma instituição bancária, representante máxima de um capitalismo bárbaro, desumano e atroz, utilizar-se de uma canção de teor anarquista para fazer publicidade de seus serviços? É concebível um banco, como o Itaú, que todo trimestre supera recordes de faturamento, valer-se de algo que está muito longe de sua ideologia, ou, melhor, que vai de encontro com ela em toda a sua extensão? As instituições financeiras são o símbolo maior do capitalismo díspar que vivenciamos. Representam, em sua plenitude, justamente o contrário do que a canção de Lennon nos indica.

    Provavelmente exista algo de subliminar na propaganda do Itaú, uma vez que a canção fala sobre uma sociedade sem dinheiro. De fato é isso que o Itaú e outros bancos têm patrocinado com seus juros exorbitantes: uma sociedade realmente sem dinheiro.

    Fernando Grecco é articulista da Folha de Votorantim.

    E-mail: fer.grecco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Fernando Grecco, que dizer sobre o que voce escreveu? Por causa disso as coisas ficaram fora de lugar aqui: seu comentário deveria ser a publicação e minha publicação deveria ser o comentário!

    Obrigado pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Gente ! essa propaganda é subliminar, nao se deixem levar, prestem a atençao na letra da musica,só traduzir ela para o portugues e voces vao ver o q eles querem dizer, eles querem dizer pra vcs se juntarem a "eles" os ILLUMINATI !!!!!! procurem sobre essa palavra tbm, essa musica é do john lennon e parem pra pensar, por q essa propaganda passa justamente na globo, porq a GLOBO NAO PRESTA !!!!!!!!!!!!!!!! abraçao e fiquem com Deus, só ele nos salvará !!!!!!!!!

    ResponderExcluir