sábado, 30 de janeiro de 2010

Beatles - parte I

Até agora tenho feito um certo esforço para não falar desses moços que ficaram conhecidos como os Beatles. Mas agora resolvi que vou publicar alguns textos nesta e nas proximas duas edições aqui do Saúva.

Não pretendo ser técnico muito menos me perder em elogios para a melhor banda de rock de todos os tempos ( aqui foi o primeiro elogio, não dá pra evitar, mas eu espero que seja o último). Minha intenção é apenas dar a conhecer meus sentimentos em relação aos Fab4 algo que para muitos de voces, meus raros leitores, já é bem conhecido.

Começo por dizer que foi no fim de minha infancia e começo da adolescencia que chegaram aos meus ouvidos os primeiros acordes das primeiras canções da banda e que se eternizariam em mim, e o motivo não sei explicar. Lembro que no rádio havia um programa chamado Correspondente Musical se não me engano transmitido por um certo Helio Ribeiro. O programa era assim: ele ia passando por vários paises do mundo e em cada pais ele escolhia uma musica. E a ultima escala era sempre a Inglaterra e ele então anunciava de maneira quase ufanista dizendo primeiro cada um dos nomes dos musicos e depois quase gritava The Beatles! E o meu mundo parava. Todos os sons sumiam e eu ouvia apenas She Loves You, I Wanna Hold Your Hand e muitas outras. A partir dali eu me tornaria um fã incondicional dessa banda.

Já maiorzinho eu percebia especialmente em Lennon a natureza pacifista da banda. Nas entrelinhas de suas canções, no comportamento de cada um ( para o publico externo diga-se), no exercito de fãs que crescia cada vez mais pelo mundo inteiro, tudo convergia em mim como a possibilidade da realização de um sonho que é ver o mundo reunido em torno da paz. Nunca esqueci isso. Cada música dos Beatles que eu ouço - e pelo menos uma vez por dia eu ouço ao menos uma - me leva a sonhar com isso. Mas deixemos de lado o aspecto ludico, pois sou suspeito para falar disso.

Quero mostrar para voces, em tres partes, a evolução impressionante desse genios em sua convivencia com a musica. Num espaço tão curto de tempo, não foram mais que quinze anos, eles escalaram uma montanha enorme de inspiração, de originalidade e criatividade. Foram da base ao pico - sem trocadilhos - tão meteoricamente que a impressão que tenho é que os quatro se completavam de tal forma como se um alimentasse no outro uma verdadeira usina de criação. Passearam pelas escalas musicais como quem passeia em uma calçada.

Não estou muito certo que seja apenas dom. Não acho que eles tenham sido apenas bons musicos e bons compositores. Acho que havia muito amor entre eles pois só o amor poderia levar a tanta hamonia musical a tantas descobertas que ficarão para sempre marcadas na historia da musica universal.
Em Sampa, na Avenida Celso Garcia, bairro do Brás, havia um cinema chamado Universo. E foi lá que assisti junto com mais tres amigos ( sim a gente andava em grupos de quatro ) ao filme que aqui no Brasil ficou conhecido como Os Reis do Ieieié. A Celso Garcia foi bloqueada para o transito de automoveis. A rua foi tomada pela multidão de adolescentes. Dentro do cinema eu nem conseguia ouvir as musicas do filme. Mas e dai? Eu sentia! Eu sentia cada um dos acordes. Com os olhos pregados na tela, eu olhava para os Beatles como se olha para os irmãos mais velhos que moram lá longe. E eles vieram me visitar.

O que é dificil aqui é escolher as musicas que simbolizem mais fortemente aquela época. Então escolhi as duas que coloco ai embaixo. Pela sonoridade vocês perceberão os pouquissimos recursos técnicos disponiveis naquele tempo. Mesmo assim essas musicas ainda são vendidas e ouvidas pelo mundo inteiro, e são remasterizadas, regravadas, reinventadas. Tudo isso é mágico.
 
A primeira é A Hard Day´s Night.A guitarra base e o vocal solo é de John. Paul toca o baixo e faz vocal em harmonia. A guitarra solo fica por conta de George e na bateria Ringo. E inclui George Martin no piano.É a musica de abertura do filme que assisti no Cine Universo.

Depois tem And I Love Her. Que é do mesmo filme. John toca violão. Paul violão e vocal solo. George cuida das claves e violão também e quem cuida da bateria é Ringo. Essa balada de Paul tornou-se um standard internacional gravada por inumeros artistas. 

Curtam, amanhã eu volto.

Fiquem em paz.

Jonas

Aqui A Hard Day´s Night:



E aqui And I Love Her.

4 comentários:

  1. Campeonato Nacional de Ganhar o Dia: voce veio ao meu blog. 1 X 0 pra mim.

    abraços Jonas

    ResponderExcluir
  2. Sim, os beatles são os beatles, como banda pioneira, inclusive... só inventaram o vídeo-clipe, a gravação en vários canais, além da múdica propriamente. ouve-se os beatles como se escuta qquer música moderna, não envelhecem de jeito maneira... teu sobrinho, edu

    ResponderExcluir
  3. Pois é Edu a lista é grande: é deles o primeiro heavy metal: Helter Skelter, é deles o recorde de ter 05 musicas ao mesmo tempo nos primeiros cinco lugares das paradas...

    abraços tio Jonas

    ResponderExcluir