terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O sonho não acabou.

O dia era 08 de dezembro de 1980, fazem 29 anos hoje. Dia em que John Lennon morreu. Um pedaço importante da minha adolescencia ia embora com ele. Desde o final de 1969, quando veio anuncio do fim da banda The Beatles, eu não conseguia lidar direito com essa ausencia na melhor parte do meu imaginário. Eu sempre guardava um fio de esperança de que eles haveriam de se reunir novamente e tocar tudo que eu queria ouvir. Mas nesse dia o sonho praticamente acabava.

Restaram então para sempre em meus ouvidos os ecos das músicas que embalaram muitos de meus bailinhos, minhas reuniões com amigos, meus namoros, minhas melhores recordações. Se existe uma trilha sonora para uma vida, a da minha é certamente a obra inteira dos Beatles.

Sinto ainda nas mãos a textura dos albuns que eu guardava com tanto carinho e que eram, naquele tempo, a chave de quase todos os meus sonhos.

O tempo passou. E o que era mera paixão de adolescente transformou-se em amor silencioso, acomodado no meu coração. São muitos os momentos que me sinto feliz e privilegado por ter vivido no mesmo tempo em que esses moços resolveram dar ao mundo uma parte de seus dons.

E no meu intimo eu sempre respondo à Lennon e seus amigos: o sonho não acabou! Em mim está plantada definitivamente a semente do desejo de um mundo que está ainda por ser construido, um mundo que eles me ensinaram a sonhar, de amor e paz absoluta onde toda a rebeldia que se pode cometer é deixar o cabelo crescer, usar calça justa e flertar com a namorada de um amigo.

Eu fiz um compilado de algumas músicas do album chamado Abbey Road e que viria a ser o último album da banda. Como uma espécie de premonição eles deram à última faixa desse último album o nome de The End. E o último verso dessa musica diz: " .. e no fim o amor que voce recebe é igual o amor que voce dá" . É isso: o amor que eles deram a mim colocando seus dons disponiveis para todo mundo é o amor que agora eles recebem de mim.

Convido voces meus raros, pacientes e queridos leitores a ouvirem a compilação ai debaixo, aumentem bastante o som. São onze minutos de muita sonoridade e genialidade musical. Percebam que esses mestres passeavam por todos os generos musicais como qualquer um de nós passeia por uma calçada. O que esses excepcionais músicos faziam com seus intrumentos é inigualável. A maneira insistente como, através de suas letras, eles nos convidavam a rir e sonhar é incomparável.

Fiquem em paz.

Jonas




4 comentários:

  1. Realmente, muito Bom, Sr. jonas, também gosto dos The Beatles.
    Obrigdo,
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Ei mr. jonas!
    Esse é um dos lados b mais bacanas de todos os tempos...se não O Lado B Mais Bacana de Todos os Tempos.
    Muitas lembranças felizes, sonoras, solares, noturnas, infantes...etc

    ResponderExcluir
  3. Obrigado sr Carlos, e é como diz aquela outra música: " depois deles não pareceu mais ninguém".

    Abraços, Jonas

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro Garçom, penso que seja mesmo. Muito embora eu as vezes me sinta dividido entre o Sgt Peppers ou o Revolver ou o White Album ou o Rubber Soul ou o.....

    Muitos e sacudidos abraços!!!

    ResponderExcluir