terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Programa Nacional de Estabilização Geral das Coisas e das Pessoas

Era uma vez um burocrata chamado The Patent. Ele decretou que no seu país tudo seria classificado. Tudo haveria de ter peso e medida.

Comprou supercomputadores  precisos em cálculos. Contratou outros burocratas como ele, e determinou à toda a população que se dirigisse ao Escritório no planalto central para pesar e medir o que tinham.

Filas enormes, requerimentos idem, taxas e carimbos, marcavam na História o glorioso momento de dar-se Peso e Medida a tudo.

E todos traziam todas as coisas. Desde penicos e navalhas de barbear até fornos microondas, passando por charretes e patinetes. E para pesos iguais, códigos iguais; medidas iguais códigos também iguais. E isso é óbvio. Tudo que era visivel foi medido e pesado, carimbado e autorizado a existir.

Sim, diga-se isso, pois fiscais rigorosos andavam por todo o país pedindo carimbos e alvarás de existencia para tudo. O que não tinha alvará era considerado sem peso e sem medida e era imediatamente destruido, pois transgredia a singela lei de que tudo tem que ter um peso pesável e uma medida medivel.

E para aprender mais ainda a pesar, medir e classificar proliferou no planalto, cursos para formação de burocratas especialistas. Já nem eram necessários os aparelhos dimensionadores gerais. Os burocratas desenvolveram tantas habilidades que os permitia apenas olhar e já pesar e medir. Esta chave: dois gramas e tres centimetros! O balde: oitocentos gramas e 50 centimetros. E assim aumentou-se a velocidade da classificação de tudo e em pouco tempo todas as coisas do país estavam pesadas e medidas.

Agora era apenas manter. E de hoje em diante tudo que fosse fabricado em fábricas já saíria pesado, medido e com licença para existir.

Neste momento o burocrata, The Patent,  percebeu que seu Progarama Nacional de Estabilização Geral das Pessoas e das Coisas poderia acabar. Ora, se tudo saísse das fábricas já pesado, medido e com licença para existir seu super Instituto de Pesagem e Medição se tornaria inútil.

Teve a idéia! Medir-se-ão e pesar-se-ão também os pensamentos e as palavras. Com esta providencia haveria de garantir a existencia de seu Instituto de Pesagem e Medição até o final dos tempos. Pois pessoas não param de nascer, e mais, pessoas não são fabricadas em fábricas e acrescente-se: pessoas sempre querem mudar de pensamentos e palavras. E por fim a expressão "Pessoas" já estava incluída no titulo e na finalidade de seu Programa.

Foi decretada pois a obrigatoriedade de todos comparecerem ao Escritório do planalto central a fim de receberem os alvarás de seus pensamentos e palavras. Receberiam o CPMPP - Certificado de Peso e Medida de Pensamentos e Palavras - válido por cinco anos e obrigatóriamente renovável.

E para o Escritório do planalto central passaram a dirigir-se as pessoas sózinhas, aos pares e em grupos.

Para a Certificação dos Pensamentos e Palavras das pessoas sózinhas não havia nenhum problema. O processo era rápido.

Mas para aquelas em pares ou em grupos surgiu um imprevisto. Colocados frente a frente, os individuos de um par ou de um grupo traduziam seus pensamentos como, embora iguais no conteudo, diferentes no sentido. O mesmo acontecia com as palavras: haveria que se considerar tom de voz, circunstancia, nivel socioeconomico, grau de relação entre transmissor e receptor e assim por diante e por último, o significado própriamente dito da palavra. Para só depois pesa-la e medi-la.

Resumo: pensamentos e palavras, definitivamene, mesmo os aparentemente iguais podem ser ao mesmo tempo bem diferentes.

Os assessores do burocrata surtaram e enclausuraram-se em Mosteiros no Tibet.

 O supercomputador declarou-se incapaz para essa tarefa e de hoje em diante dedicaria seu tempo a imprmir desenhos para as crianças colorirem.

O burocrata, The Patent, mudou-se para uma cidade do interior onde vende sequilhos e bombocados na Praça da Matriz.

E o povo festejou e dançou durante tres dias e meio, jogando para o ar, papel picado que fizeram do Certificado de Pesos e Medidas, comemorando o fim da avaliação das coisas, pensamentos e pessoas! A anarquia transformada em alegria ampla, geral e irrestrita.

Fiquem em paz.

Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário