domingo, 21 de outubro de 2012

A respeito de manipulações


Apesar de já estar se tornando rotina a publicação diária de artigos virulentos contra Lula e o PT, artigos estes que para além dos inúteis ataques perdem-se em análises pretensamente técnicas sobre o comportamento do eleitor brasileiro que, mesmo sendo o PT e seus integrantes o grupo político "mais sujo e corrupto" da historia do Brasil, insiste em eleger os candidatos petistas, não deixo porém de me surpreender com a incapacidade de uns e outros de enxergar o óbvio.

Para mim hoje foi a vez de Ferreira Gullar em artigo que está no BR 247 que repete o manjado tro-lo-ló sobre o perigo a respeito da, cada vez mais forte, presença do PT no quadro político nacional.

Este sujeito fala, fala e fala e não diz nada e lá no fim do artigo surge com esta frase: "Apesar de todo esse escândalo, apesar das condenações pela mais alta corte de Justiça, o PT cresceu nas últimas eleições. Tem agora mais prefeituras do que antes e talvez ganhe a de São Paulo. Nisso certamente influiu sua capacidade de mascarar a verdade, mas não só. Com a mesma falta de escrúpulos, tendo o poder nas mãos, manipula igualmente as carências dos mais necessitados e dos ressentidos."

 Percebam o descaramento inequívoco de fazer a ligação entre a condenação de três ou quadro petistas com todo o partido. Aqui está talvez o maior equivoco dessas analises psudeo-sociólogicas pois até o mundo mineral sabe que não é por que um jogador de futebol corintiano comete um crime que o Corinthians vai deixar de ganhar campeonatos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Daí o sujeito vem com uma incógnita: “Nisso certamente influiu sua capacidade de mascarar a verdade, mas não só.” O que será que ele quer dizer com isso? Que todos os petistas são mentirosos? E que os eleitores – muitos milhões deles – são tolos que não percebem as mentiras? Mentiras sobre seja lá o que for?  

É muito fácil lançar acusações assim no coletivo e de maneira genérica.Seria muito bom que esse sujeito desse nome aos bois e dissesse com mais precisão que mentiras são essas. E depois disso, ao final de suas elucubrações, dirigir-se diretamente à “nação” petista e a chamasse de otária, tola, imbecil, enfim coisas assim. E depois, ao contrário, ele se referisse aos eleitores de seu candidato – o José Serra – como pessoas sábias, previdentes e cautelosas. Ele passaria assim um recibo de clareza dando mais força às suas ridículas análises tornando-as talvez quem sabe um tantinho mais honestas, já que o assunto é esse.

Por fim vem a pérola: “Com a mesma falta de escrúpulos, tendo o poder nas mãos, manipula igualmente as carências dos mais necessitados e dos ressentidos." Mais uma vez ele se refere ao PT como uma agremiação inescrupulosa nivelando por baixo a moral e o caráter de todos os seus integrantes. Mas não é só essa a pobreza da análise. Juro que não consegui compreender o que ele quer dizer com manipular. Pelo que se  tem visto toda a principal rede comunicação do país (Folha, Veja, Estado e Globo) é partidária da oposição. E como tal não economiza na difamação e na destruição de honras (exatamente como está fazendo esse sujeito) divulgando praticamente 24 horas por dia inverdades e ilações sobre o comportamento da totalidade dos petistas. E não é só isso. O braço midiático do PSDB-DEM-PPS e seus satélites nanicos não perde oportunidade de distorcer noticias, fraudar números, esconder realizações positivas, omitir informações sobre as condições reais do país e por cima de tudo mentir descaradamente psicografando conversas entre lideres do Governo que nem a mãe Dinah conseguiria

Desta forma fica a pergunta: quem manipula quem? Como conseguiria o PT manipular qualquer coisa não existindo no país uma imprensa isenta e zelosa pelo bem informar? De que jeito o PT enganaria seus muitos milhões de eleitores se não tem voz e vez em nenhum dos órgãos de grande circulação e de grande audiência.

Resta pensar se com “manipula igualmente as carências dos mais necessitados e dos ressentidos” esse sujeito quer dizer que fazer um governo exitoso na condução da redução da miséria e as diferenças sociais é simplesmente manipular. 

Dizer que tirar 40 milhões de brasileiros da miséria ou quadruplicar o numero de jovens negros nas universidades é manipular carências só pode vir de alguém que não sabe nada de seres humanos e sendo assim é bom que não se meta  a falar sobre o comportamento destes.

5 comentários:

  1. E eu que achava que Ferreira Gullar era de esquerda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniel, ele foi de esquerda sim. Mas sabe-se lá por que razão é um dos que dissemina ódio pelo governo progressista do PT e, como se pode ver, parece perdido em suas reflexões politicas.

      Excluir
  2. Daniel Francelino, E foi mesmo, tem coisas excelentes escritas por ele, mas, infelizmente, descambou para este direitismo.

    ResponderExcluir
  3. Jonas de Carvalho, Mas você não falou sobre os ressentidos.

    Quem seriam estes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe sua pergunta é cheia de segundas intenções hein?? Talvez os ressentidos à que ele se refere são aqueles, que como ele, não compreenderam lá pelos idos de 2005 quando descobriu-se maracutaias também nas hostes petistas, resolveu fazer como faz ainda hoje e culpar todo o partido pelos erros e não uns poucos individuos. Se tivesse um pouco mais de serenidade hoje não estaria do lado de lá do balcão assistindo a caravaana passar.

      Excluir