domingo, 10 de junho de 2012

Nota do Jota #03

Mais Lulofobia. Desconfio que todos os computadores de propriedade das penas amestradas da grande mídia nacional tem uma tecla "odiar o Lula". Então, quando bate aquele vazio sobre o que dizer, o sujeito aperta essa tecla e pronto: qualquer coisa sobre o Lula vira noticia, e vira ódio. Um certo Lauro Jardim que tem uma certa coluna chamada Radar On Line, numa certa revista de nome Veja, deu a imperdível e essencial informação de que o nome de Lula está no primeiro lote de restituição do IR. Pronto. Bastou isso para que um exercito incontável de papagaios direitopatas, comentaristas daquele espaço, passassem a exercitar seus cinco minutos de ódio virulento e diário contra Lula. Vejam vocês que aproximadamente um milhão e oitocentos mil brasileiros receberão sua devolução do IR neste primeiro lote. Porém segundo o brilhante dono da coluna e seus papagaios sugerem, é que Lula é dono do Brasil e sendo assim o governo federal, para dar logo a grana do Lula,  disfarçou e botou mais 1.799.999 pessoas na lista, só pra ninguém notar. Coisa de gênios! Aguardemos a subida de Alvaro Dias na tribuna do senado, com a Veja embaixo do braço, indignado, pedindo que seja feita uma devassa na Receita Federal pelo inaudito privilégio concedido ao Lula.

Economia eleitoreira. Não tem jeito. O adjetivo "eleitoreiro" se incorporou de tal modo no vocabulário de críticos, analistas, viúvas do neoliberalismo e jornalistas em geral que qualquer passo que o governo federal dá, em especial no encaminhamento da economia do Brasil, viram apenas medidas eleitoreiras. Na falta de competência para discutir com profundidade ou apresentar alternativas para debate, colocam tudo de forma a sugerir que o governo federal trabalha somente de olho nas pesquisas de opinião, algo como faz exatamente a mídia que só trabalha de olho no ibope.

Pensemos: Lula foi eleito para seu primeiro mandato pelo motivo óbvio de que o eleitorado estava insatisfeito com o governo FHC. Depois Lula foi reeleito também pela obviedade oceânica de que o eleitorado estava satisfeito com seu governo. E em 2010 Lula elegeu sua sucessora, Dilma, pelo simples e inegável fato de que o eleitor continuava satisfeito com o Lula. De onde se pode deduzir que o plano de governo de Lula é um tantinho mais consistente que jogadas de efeito para conquistar eleitorado.

Muito bem continuemos pensando. Pelo que indica a fantástica aprovação da Dilma até agora e se não acontecer algo muito grave, ela será reeleita em 2014.  E não é loucura supor que ela fará seu sucessor em 2018. Dito isto temos que a linha mestra de governo inaugurada por Lula e seguida por Dilma poderá comandar o Brasil por pelo menos 20 anos. Diante desta hipótese é recomendável que os críticos, analistas, viúvas do neoliberalismo e jornalistas em geral parem de falar tanta idiotice e se debrucem com um pouco mais de seriedade sobre as grandes questões nacionais, critiquem sim, mas sem tornar tudo tão rasteiro e menor.

Não sorria: você está sendo filmado. Longe de querer debater as razões da rescisão do contrato entre o jogador Ronaldinho Gaucho e o Flamengo falo da minha surpresa ao ver exibido em cadeia nacional  vídeo interno de um hotel em que esteve hospedado o Flamengo e que mostra imagens de Ronaldinho indo e vindo do quarto de uma senhora durante a madrugada. Pelo que se sabe esse tipo de filmagem é regulamentado por lei que proíbe sua divulgação publicamente. Essa situação nos remete ao caso semelhante havido no Hotel Naoum em Brasília quando, durante hospedagem de José Dirceu naquele lugar, divulgaram-se imagens dos corredores internos exibindo pessoas que visitavam o petista. Em ambos os casos, e em tantos outros parecidos, existe uma infração da legislação. Numa ponta está quem cede as gravações e na outra está a imprensa. Sendo que esta ultima, autoproclamada vigilante da moral e da legalidade, não dá a mínima bola para o que diz a Lei e faz questão de levar ao conhecimento de milhões de pessoas fatos que dizem respeito  privacidade de cidadãos em pleno gozo de seus direitos civis. Fazendo de conta que desconhece as conseqüências, quem sabe graves, que isso pode trazer para a vida pessoal de cada um.

A internet funciona aos domingos? Creio que todos se lembram da piada da loira (olha o preconceito!) que, por não conseguir navegar na web, pergunta ao técnico se a internet funciona aos domingos. Pois não é que o eterno candidatado a qualquer coisa no Brasil, Dom José de La Sierra y Moóca, viajou para Nova York a fim de conhecer a interação on line entre a prefeitura de lá e moradores daquela cidade? Até Nova York? Serviços on line? Hã? Vai ver que a internet norte americana não funciona no Brasil...

A imprensa que humilha. No dia dez de maio passado o Brasil Urgente da Bahia exibiu e a Band reprisou nacionalmente uma certa senhora chamada Mirela Cunha e que se diz jornalista humilhando um cidadão negro e pobre que acabava de ser preso por conta de um suposto estupro. A ensandecida ria descaradamente da ignorância cultural do cidadão, desprezando totalmente o fato de que ali estava um ser humano. Fazendo piadas toscas ela se comunicava com outro desmiolado nos estúdios da TV, apresentador do programa policialesco, chamado Uziel Bueno. E tome todo tipo de palavras ofensivas, todo tipo de humilhação contra o rapaz preso.Quem quiser ver esse primor de "exemplo jornalístico" veja os vídeos aqui e aqui. Fiquei sabendo que um grupo de jornalistas enviou carta aberta ao governador, ao Ministério Público e à Defensoria Pública do Estado condenando os abusos de programas policialescos na Bahia.  O Ministério Público Federal decidiu investigar o caso. Até ai tudo bem. Ta certo. Concordo e assino embaixo.

Dado o perfil visivelmente autoritário de quem traz em sua genética heranças dos tempos da CasaGrande & Senzala eu diria que esses pseudos jornalistas são sérios candidatos a tornarem-se colegas ou concorrentes dos Mervais, Noblats, Augustos e Reinaldos que pululam pela imprensa nacional. 

Mirela Cunha e Uziel Bueno, agindo regionalmente, em nada diferem desses outros - digamos assim comentaristas políticos - que falam para o país todo especializados em esculhambar, achincalhar, xingar, ofender, mentir e desmoralizar o Lula e tudo que diga respeito a ele ou que venha do governo federal. 

Por isso aguardo confiante que os mesmo jornalistas que indignaram-se com os fatos do mês passado na Bahia ajam do mesmo jeito com o resto da chamada "imprensa nacional". Está dando nojo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário