terça-feira, 29 de maio de 2012

Nota do Jota

Começando do mais distante, talvez até desatualizado, e vindo até o mais recente faço algumas notas sobre três ou quatro assuntos:

Alckmin e a greve do metrô. A mídia como era de se esperar fez um enorme esforço para fazer coro ao governador paulista que, de modo muito simplista para o cargo que ocupa, definiu a greve dos metroviários como sendo algo de natureza politico-eleitoral promovido por  um grupelho radical. O simplismo do governador é tamanho que não o impede sequer de chamar a mobilização de oito mil trabalhadores como coisa de um grupelho. Além disso Alckmin reitera sua pouca disposição de se manifestar publicamente,  em favor de reivindicações sociais e trabalhistas quando reduz os pleitos dos metroviários a coisas de uma campanha político-eleitoral.

Eis que no entanto e na tarde do mesmo dia, houve um acordo entre os trabalhadores e o Estado, cujo resultado é bem próximo da reivindicação inicial. De duas uma: ou Alckmin reconheceu apenas internamente a legitimidade dos pedidos, ou foi condescendente com os radicais e cedeu a eles. De qualquer jeito pega muito mal um governador simplificar as coisas com algumas palavras e depois se contradizer com os próprios gestos. Pois corre o risco de mostrar que quem é chegado em marketagem politico-eleitoral é ele mesmo.

Xuxa e pedofilia. Dias atrás soubemos diretamente de Xuxa através de uma entrevista dada ao Fantástico que ela foi vitima de abusos sexuais quando criança. Xuxa tem toda minha solidariedade no repudio a qualquer tipo de violência, seja sexual ou não. Mas como se trata de Xuxa, uma conhecia e sempre muito discutida celebridade, não é possível tratar de assuntos da vida dela pontualmente e, sendo assim, há que se perguntar a razão de esse assunto ser trazido à tona depois de tanto tempo que Xuxa se expõe à mídia. Por que justamente nas vésperas do julgamento  dos direitos sobre o filme " Amor estranho Amor" que, como se sabe, contém cenas de sedução ( que Xuxa quer varrer da face da terra ) entre Xuxa e um menor de idade.?

A Globo deve muito a Xuxa. Foi através da autoproclamada "rainha dos baixinhos" que a Globo conseguiu fidelizar uma geração inteira de crianças que, depois de adultos, fidelizaram suas próprias crianças, e depois foi a vez destas...... criando assim um circulo pernicioso de repetição das macaquices globais, de um consumismo desvairado e da erotização pré-matura. carreando para os cofres da outrora Venus Platinada incontáveis milhões de reais.

Sendo assim não surpreende  que a Globo empreste seu poder de divulgação de alguns fatos para que Xuxa, talvez quem sabe possa sensibilizar os juízes que vão julgar os seus pedidos sobre o tal filme.

Gilmar, Lula e o mensalão. Depois de dizer coisas que só quem duvida da inteligência e da perspicácia de alguém que governou o Brasil por oito anos diz, Gilmar Mendes foi até o Jornal Nacional ( onde mais ele iria??) para dizer que não disse o que ele disse na Veja.

Isso fica parecendo algo assim como o que fez o Bob Jefferson que, tempos depois das denuncias sobre o mensalão confessou que o mensalão não era bem um mensalão do jeito que ele tinha dito. Mas, sabe-se agora, que por trás de todo aquele rompante republicano haviam interesses bem menores que estavam sendo contrariados.

Arrisco dizer que no encontro havido no escritório de Jobim a conversa pode sim ter sido encaminhada no sentido de algum acordo, sabe-se lá sobre o que, e passados trinta dias, Gilmar Mendes não viu prosperar o que ele propunha  e daí resolveu dar uns tiros pra cima bem ao estilo de jagunços só pra intimidar e se fazer lembrar.

O Congresso da Industria da Comunicação que realiza-se em São Paulo traz entre muitos debates em pauta a discussão sobre a liberdade de expressão.  E dos defensores da liberdade de expressão eu não ouvi nenhum dizer que existe também a liberdade de se conhecer a verdade. As relações humanas não restringem-se apenas em falar mas também em ouvir. O Homem além de falando caminha desde sempre ouvindo também. E é ouvindo que o Homem faz suas coisas, decide seus caminhos, aprende a viver. E a Verdade é crucial para que o Homem aprenda e decida coisas que resultem em benefícios para si próprios e para seus semelhantes.

Portanto quando se defende a liberdade de expressão é bom que se diga que quem se compromete com a liberdade de expressar-se deve comprometer-se também com a Verdade. Pois tanto a expressão quanto a Verdade  devem andar juntas em favor do progresso humano. 

Expressão ou informação e a Verdade não são bens mercantis, ideológicos ou privados, não são concedidos. São isso sim um patrimônio natural de todos.

Assim seria bom que o sr Civita - um dos palestrantes do Congresso e que discursou como defensor da liberdade de expressão - avisasse o Sr Reinaldo Azevedo, o seu principal e mais fiel escudeiro - que antes de tudo se comprometesse em escrever a verdade e nada mais que a verdade e que permitisse aos eventuais visitantes de seu blogue terem seus comentários publicados, mesmo aqueles contrários ao que pensa o sr Azevedo. Coisa que o sr Azevedo de maneira publica e sem meias palavras já declarou que não publica.

Radio Estadão ESPN. Já faz um bocado de tempo que esta emissora tem na sua programação gravações de personalidades de todas as áreas e que falam sobre a corrupção. A chamada para essas declarações é algo mais ou menos assim: a corrupção te incomoda? E entra a tal personalidade dizendo todas as coisas obvias contra a corrupção. Isso está há tanto tempo no ar, e tem tantas obviedades que já está se tornando insípido, incolor e inodoro.

Estou aguardando aparecer alguém que seja a favor da corrupção, apenas pra variar.



4 comentários:

  1. De tudo que li sobre o caso Xuxa vc amigo conseguiu ser o melhor em babaguices e asneira. A Xuxa nao precisa de sua solidariedade sobre a violência sofrida e nem tampouco de seu estranhamento. Poupe-nos de texto medíocres e com teor exagerado de informações erradas.

    ResponderExcluir
  2. É fato a Xuxa não precisa de mim. Ainda bem, pois se precisassse estava lascada. Ela precisa de voce. Precisa de um exercito de paquitos e paquitas descerebrados que não sabem interpretar um texto quando acontece de lerem um. Não sabem nem sequer assinar o proprio nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, vc mais uma vez se superou na qualidade do texto e da resposta ao anonimo idiota. Bjs.

      Excluir
    2. Obrigado Adriana, e veja só você parece que uma parte grande de pessoas estão tomadas de um maniqueismo assustador que as impede de ponderar com serenidade sobre as coisas. Para o Anonimo a Xuxa é uma santa, uma pessoa incapaz de agir de forma muitas vezes ardilosa a fim de conseguir beneficios para sí mesma. Ninguem é o tempo todo bom, assim com ninguém é o tempo todo ruim. Grandes abraços e fique em paz

      Excluir