segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Sonhador que foi comido pelos tubarões

Via Anais Politicos

"O carrinho fazia 25 km por litro. Eram veículos leves de fibra de vidro, bem pequenos (como que antevendo um futuro de carros para uma pessoa), mas não muito bonitos. Por outro lado, quem se lembra dos carros brasileiros dos anos 80, dificilmente poderá dizer que os outros eram uma beleza."

 

Conversando com um amigo, resolvi garimpar na rede alguma coisa que falasse dos carros Gurgel, e de como seu criador foi sacaneado por um governo vendilhão e por tubarões da indústria, que não admitiam um legítimo concorrente, ainda que minúsculo.

Pra quem pensa que os veículos Gurgel não prestavam, convém lembrar das palavras de um senhor que os tinha, e que era meu amigo, uns vinte anos atrás. "Gurgel não quebra e é econômico". O carrinho fazia 25 km por litro. Eram veículos leves de fibra de vidro, bem pequenos (como que antevendo um futuro de carros para uma pessoa), mas não muito bonitos. Por outro lado, quem se lembra dos carros brasileiros dos anos 80, dificilmente poderá dizer que os outros eram uma beleza.

Gurgel não foi o primeiro a ser empresarialmente morto por montadoras grandes. O exemplo mais notório é o de Preston Tucker, que fez nos EUA um carro muito a frente de seu tempo, muito melhor e mais barato, mas bateu de frente com as "majors". Como os governos de lá ou de cá pouco se lixavam para gerar competição e deminuir o poder dos magnatas (e o daqui, também não ligava para criar empregos) não só não ajudaram, como no que puderam, dificultaram a vida dos sonhadores que lutavam contra os Golias do mercado.

Aos que forem mais novos, assistam a esta breve reportagem do leilão da fabrica falida de Gurgel, e tenham uma idéia de como remar contra a maré é dificil quando se está em um estilo de sociedade como a nossa.

Outra boa reportagem pode ser lida no site Best Cars (aqui). 

 

 

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