quinta-feira, 19 de abril de 2012

O que foi que o PT fez mesmo?

Queria ter o poder de sintetizar tudo a ponto de caber neste pequeno espaço do  meu Saúva as centenas ou quem sabe milhares ( serão milhões? ) de comentários, noticias e informações carregados de ódio sem nenhum sentido, mentirosos e espumantes de raiva a respeito do Brasil,  todos eles invariavelmente condenando o PT e seus simpatizantes aos quintos dos infernos.

Será que se eu freqüentasse dez universidades de sociologia, será que se eu fosse o mestre de todos os mestres em antropologia eu poderia entender por que? Acho que não.


Olho para a historia do Brasil nos últimos anos e não consigo encontrar nem um só motivo que possa provocar tanta revolta em uma parcela da sociedade que parece estar desenvolvendo uma espécie de "petefobia". Talvez seja então, não o caso de sociólogos e antropólogos, mas de psiquiatras. Afinal o que é que o PT tem de tão escabroso, condenável e desonroso que não tem em qualquer outro partido? 

Em que o Brasil seria tão melhor se fosse governando por outro partido, por outra corrente política?

Toda a engrenagem da economia do país está funcionando decentemente. A infra estrutura ( mesmo aquela mais precária ) está aí para uso de toda a população. Existe trabalho e renda, as crianças estão na escola, as prateleiras dos supermercados e lojas estão abastecidas e as mercadorias sendo vendidas. Os que sempre puderam continuam podendo adquirir uma montanha de bens, ninguém ficou mais pobre do que já estava, muito pelo contrário, muita gente, mas muita gente mesmo passou a consumir bens que nunca consumiu antes.

Enfim nem mesmo o mais turrão, o mais reticente, aquele cético incurável, ninguém pode dizer que o Brasil piorou, ou causa vergonha aos brasileiros, ou vai quebrar a semana que vem.

A imagem do Brasil no exterior é das melhores, nos estrangeiros existe um clima de confiança e respeito  em relação ao nosso país. Nossa presidente e demais representantes oficiais do Brasil andam por ai de cabeça erguida tendo voz e vez em todos os fóruns mundiais. 

Sim temos muitas mazelas, talvez muito mais coisas erradas do que acertadas. Mas é tudo por conta do PT? A saúde precária, a educação ineficiente e a segurança incompetente são os três itens que mais afligem a população desde sempre. Porém não é só ao PT que devem ser atribuídas as causas desses males. Coisas mal gerenciadas no Brasil existem desde que o Brasil existe. Mas eu estou chovendo no molhado. Estou sendo simplório. Desculpem-me e leiam mais um pouco. Logo eu concluo.

Quando vejo todo esse empenho despropositado os políticos de oposição, a máfia midiática e seus seguidores que, ao mesmo tempo que odeiam o PT, desejam o mal para o Brasil, fico pensando se eles agiriam do mesmo modo se o governo central fosse da oposição. Será? Encafifo-me, é sério, tentando descobrir quem são os gênios que compõem as fileiras oposicionistas que teriam soluções miraculosas e imediatas para resolver todos os problemas do Brasil. E concluo que não existem esses gênios, nem podem existir. É anti-natural.

Então é a corrupção? Mas nunca se denunciou tanta corrupção como se denuncia agora! E tem um dado que eu considero da maior importância - e nisso um antropólogo poderia me ajudar muito - os corruptos e corruptores são todos cidadãos maduros, já bem formados intelectualmente, com certeza com seus valores e sua ética já muito bem sedimentada. Então penso: todos esse corruptos e corruptores, já maduros e intelectualmente muito bem formados, que até poucos dias atrás eram corretos, probos, cumpridores da lei, exemplares pais de família, amantíssimos esposos e de repente, após a eleição do Lula, todos esse homens maduros e convencidos de que o caminho do bem é o melhor caminho, de repente e sem mais nem menos mandaram seus valores e sua ética pras favas e resolveram se dar bem no pior sentido dessa expressão. Não, certamente não aconteceu isso. 

Então todo esse ódio é por conta de restrições à liberdade de imprensa? Mas alguém pode citar em que período da história do Brasil a imprensa pode esculhambar e esculachar de maneira tão ordinária e vagabunda como faz a imprensa brasileira em relação aos representes da situação? Uma coisa é criticar, vigiar, denunciar. Isso é desejável e necessário. Outra coisa é desonrar, difamar, caluniar e aliar-se a criminosos para objetivos inconfessáveis.

E de onde vem essa atitude petefobica da imprensa? Só posso concluir por duas razões: a primeira é o preconceito racial e elitista, preconceito de classe na sua mais espúria versão, e a outra é a financeira como não podia deixar de ser.


E hoje eu vi dois exemplos bem típicos do comportamento da imprensa petefóbica que não mede o tamanho das mentiras, das ilações, das futricas, das idéias mais estapafúrdias sobre o que acontece na esfera federal de governo.

Um exemplo vem do Alexandre a Garcia e está no vídeo ai em baixo. A quantidade de ilações que esse sujeito faz só nos leva a pensar que o petefobismo já está de tal modo enraizado nele que ele já perdeu o senso.

O segundo vem do Noblat, já antigo sabujo de penas amestradas, um invertebrado que não se incomoda em curvar até o chão, para deixar passar sobre ele os pensamentos mais retrógrados e empedernidos da direitona brasileira. 

Esses dois juntamente com o resto de uma matilha nada pequena são os culpados de tanto ódio e tanta raiva que cada vez mais brasileiros sentem por Lula, Dilma e seus simpatizantes. Um mal irreparável e que vai se voltar contra eles mesmos. É uma questão de tempo.

Fiquem em paz

Jonas



Alexandre Garcia - A Mentira Está no Ar: 'Governo quer manter controle da CPI' 

 

Ricardo Noblat: Lula constrange Dilma

Sabe de uma coisa? Se o presidente da República mais popular da História não se constrange em atropelar seu sucessor e inventa uma CPI para atrasar o julgamento dos acusados pelo mais espetacular escândalo do seu governo, às favas, pois, com todos os escrúpulos.

Sigamos o líder. Copiemos seus exemplos. Exaltemos sua sabedoria. Por que não?

Afinal, a maioria de nós não parece se constranger com mais nada. Desde que a economia vá bem, os titulares do poder podem se comportar como quiser.

Por velha, sem essa de que somos necessariamente vítimas dos malfeitos que eles cometem. Alheios ou acomodados, antes talvez sejamos cúmplices. De resto – e nunca se sabe! - sempre pode sobrar algum...
Sem renunciar ao sorriso, a etérea Ana de Hollanda, ministra da Cultura, garantiu na semana passada que seu ministério não se sente nem um pouco constrangido em ter de gastar R$ 14,4 milhões com a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador em São Bernardo do Campo. Imagina!

A prefeitura entrará com mais quase R$ 4 milhões.

O museu servirá para quê? Na teoria para oferecer todo tipo de informação a respeito da luta no final do século passado dos operários das fábricas instaladas na região do ABC paulista. Foi um período de muitas greves por melhores salários e de forte repressão militar. A ditadura agonizava.

Ao fim e ao cabo, o museu incensará o papel de Lula como líder sindical.

Você vê algum problema no uso do dinheiro público para isso? Certamente que não vê. Você gosta de Lula, não é?

Mas você vê problema no uso de dinheiro público para manter o memorial de Sarney instalado num convento antigo de São Luís do Maranhão, não vê? Ali estão os documentos referentes ao seu governo. Você não gosta de Sarney. E assim caminha a humanidade...

A se acreditar no que dizem, ninguém sabia que Carlos Cachoeira era contraventor. Que explorava jogos eletrônicos.

Nem sabiam os governadores Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, e Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, nem os deputados ajudados por Cachoeira com dinheiro ou favores para suas campanhas eleitorais. Foi o que disseram. E sem o mais tênue sinal de constrangimento.

No passado remoto, sim, Cachoeira havia sido contraventor. Mais especificamente, bicheiro.
Marconi e Agnelo se reuniram com ele quando Cachoeira era um homem regenerado. Pelo menos assim pensavam. Pelo menos assim afirmam que pensavam. Não só regenerado: um empresário ligado à Delta, a dona das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), presente em todos os Estados brasileiros. Coisa de empresa idônea.

Responda com sinceridade: que governador poderia se dar ao luxo de desprezar um empresário interessado em fazer negócios no seu Estado? E que deputado, empenhado em ganhar um novo mandato, poderia meter o dedo no nariz de um ex-contraventor e ordenar categórico: “Ofereça seu dinheiro para meus adversários. Não confio em você. E não preciso dele”.

Não preciso dele? Dele, o dinheiro? Dinheiro de graça em troca apenas de um voto aqui favorável a certo projeto de interesse do doador, uma embaixadinha ali para ajudar o doador junto a algum burocrata?
Eleição custa caro. Político detesta meter a mão no bolso para pagar despesas com seu próprio dinheiro.
Empresário está aí para isso mesmo. E sem nenhum constrangimento. É do jogo.

Constrangimento, constrangimento de verdade sofreu a presidente Dilma Rousseff. Lula não a consultou para sugerir ao PT a criação da CPI do Cachoeira.

O PT aproveitou uma viagem internacional dela para aprovar a sugestão de Lula. O Caso Cachoeira poderia se resumir à ação da Justiça contra ele – e a do Senado contra Demóstenes Torres. Para Dilma estaria de bom tamanho.

Ela não queria uma CPI – terá que engoli-la constrangida. Ela continua sendo contra a CPI, mas não poderá admitir sem se constranger.

Afinal, onde já se viu a fundadora de “um padrão mundial de combate à corrupção”, como observou Hillary Clinton, secretária de Estado norte-americana, desautorizar ou enfraquecer uma CPI destinada a combater a bandidagem?




4 comentários:

  1. Não acho q a mídia seja petefóbica não. Talvez a grande mídia sim, porém se vc pegar a Carta Capital terá claramente uma visão situacionista. Concordo que o problema não é o PT, a corrupção está no nosso sangue. Mas o q acontece com sr Demostenes Torres hj em escala individual, é o q aconteceu com o PT. Lembra do a esperança venceu o medo da primeira eleição do Lula, o PT era a esperança, mesmo que pueril de nós todos, que com uma simples troca de partido problemas estruturais e seculares seriam resolvidos. A tal governabilidade fode qualquer partido da situação, mas é inegável que a complacência desse governo com a corrupção é bem menor do que a do anterior.

    http://corvodadiscordia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida, e eu fui um dos que acreditaram que com a subida do PT ao poder muitos de nossos problemas no campo da etica estariam resolvidos. Não deu. E fiquei decepcionado. Porém isso não dá direito a ninguem de tratar a Presidencia da Republica - uma das instituições indispensáveis para a democracia - de maneira tão virulenta e mentirosa. Ninguem tem o direito de esculhambar com as pessoas como faz a midia mafiosa e oposicionista. Não se pode sair por ai fazendo ilações ou psicografando o que pensa a presidente. Enfim a midia não pode apoderar-se do país como ela pretende. O Brasil é muito maior que isso. O Brasil precisa de gente trabalhando com dedicação e boa vontade, em prol de toda a população. O Brasil é de todos os brasileiros e não de um punhado de pessoas.

      Excluir
  2. Se a "esperanca venceu o medo", podemos constatar que o MEDO chegou com juro e correcao. Nao tem como ocultar fatos negativos, justificar o injustificavel, tornar a mentira em verdade, inverter a realidade e se colocar como vitima, ou aquele punguista que rouba e chama a policia. Essa faccao criminosa no poder extrapolou todos os limites maximos do absurdo. Todos sabemos que, ao rigor da lei penal, toda essa turma de "MALFEITORES" devem ir para a PRISAO, essencialmente seus lideres CHEFOES, "doa a quem doer", ou somente vale para os outros?
    O PT e ladrao e ninguem me prova o contrario.
    16/08/2015 - Dia do povo nas RUAS exigindo o resgate de sua dignidade roubada.
    FORA PT LADRAO.

    ResponderExcluir
  3. Se a "esperanca venceu o medo", podemos constatar que o MEDO chegou com juro e correcao. Nao tem como ocultar fatos negativos, justificar o injustificavel, tornar a mentira em verdade, inverter a realidade e se colocar como vitima, ou aquele punguista que rouba e chama a policia. Essa faccao criminosa no poder extrapolou todos os limites maximos do absurdo. Todos sabemos que, ao rigor da lei penal, toda essa turma de "MALFEITORES" devem ir para a PRISAO, essencialmente seus lideres CHEFOES, "doa a quem doer", ou somente vale para os outros?
    O PT e ladrao e ninguem me prova o contrario.
    16/08/2015 - Dia do povo nas RUAS exigindo o resgate de sua dignidade roubada.
    FORA PT LADRAO.

    ResponderExcluir