terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais alguns dos rotineiros disparates da sra Catanhede

Em comentário publicado na Folha de São Paulo a popular musa da "massa cheirosa", sra Catanhede, ofereceu aos seus leitores uma análise supimpa da última pesquisa do Datafolha cujo destaque é a preferência do eleitorado por Lula nas eleições para presidente em 2014.

Para começo de conversa dona Catanhede precisa lembrar-se que a inclusão de Lula na pesquisa fica por conta dos desejos - por enquanto insondáveis - do idealizador do questionário e não por pedido do Lula. Só isso já serve para colocar por terra todas as patacoadas de Eliane que podem ser lidas no texto publicado.


 

Então voltando pro começo é bom repetir que Lula está incluído na pesquisa não por sua vontade mas sim por interesse da direção do Instituto Datafolha. Sendo assim reflitamos sobre este trecho do disparate de dona Catanhede: " Lula está absolutamente convencido de que foi o melhor presidente da história da humanidade, mas os adversários (entre os quais inclui a imprensa) não reconhecem." 

Essa é uma citação que só não é totalmente inútil por que através dela pode-se concluir sem muita margem de erro que dona Catanhede não é dada à coisas lógicas e nesse caso existe uma bem simples: foram os pesquisados que exprimiram por sua própria vontade o desejo de ter Lula novamente como presidente. Lula pode achar o que quiser de si mesmo, mas o que ele pensa não se transforma em resultado da pesquisa. Certo dona Catanhede?

E dona Catanhede se auto-proclama psicóloga de Lula dizendo o seguinte: A pesquisa ajuda a acalmar a ansiedade e a espantar os fantasmas de Lula, que, nas conversas com aliados, não para de reclamar da imprensa, da oposição e da "elite". Quanto mais Dilma acerta e cresce, mais ele alimenta a paranóia de que tentam "desconstruir a sua imagem". 

Prezada senhora dona Catanhede, se tem um "fantasma" que não assusta Lula é a imprensa, dado que ela  perdeu três (!) eleições seguidas para Lula e da qual ele não precisou para governar o Brasil. Quanto à oposição diga-se que por conta da mesma imprensa e da falta de competência de quem a compõe encontra-se esfarelada e sem rumo.

E segue a Miss Massa Cheirosa: O Datafolha é um bálsamo para as dores de Lula, que agora pode vangloriar-se pela escolha de Dilma como sucessora e continuar sentindo-se o "mais", o "melhor", o "mais amado", o "candidato dos sonhos".Bálsamo para Lula, alívio para Dilma, que é cheia de dedos com Lula, ouvindo-o, reverenciando-o, mantendo-o no pedestal. 

Pois é dona Catanhede  a sra deveria pedir desculpas aos seus leitores por dizer tantas obviedades. Qualquer individuo que goze da popularidade de que Lula goza deve mesmo se sentir bem para caramba. Ainda mais sabendo que escolheu uma ótima sucessora. É muito estranho a sra sugerir que exista algo de errado nisso.

E descontando a figura de linguagem exagerada  que a senhora usa - Dilma coloca Lula em um pedestal -  outra obviedade é dizer que Dilma admira Lula. Por acaso existe alguém nesse Brasil que pensa diferente? Será que a sra teve alguma revelação divina e resolveu dividir com todos nós.

E por fim dona Catanhede arrisca meter-se na seara de mãe Dinah e nos deixa essa leitura do futuro: O resto é questão de tempo: até 2014, o "volta Lula" deve lentamente deslizar para o "fica Dilma".

Em resumo o que a sra dona Catanhede fez  foi encher lingüiça, para se desincumbir da tarefa de emprestar sua pena para a oposição, tentando rebater uma verdade irretocável: as políticas sociais adotadas por Lula e Dilma, tão contrárias aos manuais conservadores da elite nacional, acertaram em cheio nos anseios da população e aos poucos, porém cada vez mais, será essa população que vai decidir o que é melhor para o Brasil.  E não as considerações tão vazias e irônicas como essas e que cada vez mais se lê por aí.

Fiquem em paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário