domingo, 12 de fevereiro de 2012

Amizades

Já dizia Mario Quintana: " A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita." 

Talvez todos nós tenhamos vivido pelo menos uma vez exatamente a mesma coisa.  E no caso de escribas amadores como eu isso, além de constante, é mais desesperador: pois nem é o caso apenas de não se se conseguir dizer o que se pensa mas é também a falta de palavras. No caso de Quintana mesmo confessando uma parcial incapacidade ele revela competência para exprimi-la.

Bem eu estou enrolando e vamos direto ao assunto. Eu sempre quis traduzir a amizade ou o amor. Não eu não falo dos bilhetes apaixonados esses eu os fiz às centenas ( !! ) e quem sabe com alguma competência, pois convenci a quem eu queria a respeito dos meus sentimentos.





O que eu quero mesmo é um dia traduzir essa força que move o mundo e transforma todas as coisas. Pois eu acredito que nada possa acontecer no mundo que não seja por amor ou no mínimo por amizade. Mesmo em coisas contraditórias como guerra ou violência existem vestígios de amor pois quem as faz, faz acreditando estar fazendo algum tipo de bem ou a sí mesmo ou aos outros. Mesmo que seja o bem para um minoria e o mal para a maioria.

Mas é melhor, claro que é, apreciarmos o resultado do amor e da amizade na feitura de coisas universais. E podemos ficar apenas com o mundo das artes como exemplo. Quanta coisa pode ter mudado no mundo e nas pessoas diante de uma expressão artística. Filmes, livros, musicas, continuam dentro das pessoas mesmo após o seu final. 

E os filmes, os livros e as musicas transformam o mundo através da perenidade, através de sua permanência no tempo.

Qualquer um de nós é capaz de citar um livro, uma musica ou um filme que nos levou a olhar uma determinada coisa de outro jeito. Para melhor, espera-se.

Realizar algo visivel para todos, mesmo que seja algo muito simples, e que seja feito com base no amor e na amizade transforma nem que seja o pequeno quadrado em que cada um vive, quando não pode também transformar a vida de muita gente.

Eu tenho um paradigma de amizade transformadora: os Beatles. Para mim aqueles moços por amor e amizade transformaram de maneira inequívoca a cultura musical do planeta.

E em várias oportunidades eu já tentei falar sobre isso. Mas fiquei sempre com a sensação de não ter dito o que eu penso de verdade.

E hoje eu descobri dois vídeos no YouTube feitos por fãs da banda inglesa que reúnem - nas imagens, nas musicas escolhidas, e nos comentários de quem os assistiu - quase tudo o que eu penso sobre o que para mim foi, em algum momento, uma amizade com uma força transformadora insuperável.

Não falo mais nada. Peço apenas que assistam os vídeos e visitem o sitio original onde estão postados e  quem sabe talvez possam compreender o que eu estou tentando dizer faz um bocado de tempo.

Fiquem em paz

Jonas









Nenhum comentário:

Postar um comentário