quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Descobri um leitor da Veja.




Está lá no Facebook um texto da Veja de nome A Rebelião dos Mimados. E é um textozinho com a cara e o jeito da Veja: parcial, intolerante, maniqueísta.

O autor do texto, um certo senhor Sperandio, vai da ironia à insensatez, do preconceito à sandice. Durante toda a sua aberração jornalística ele desqualifica os estudantes rebelados na USP, baseado em que, por tratar-se de indivíduos  medianamente abastados, não tem o direito de  reclamar.

E ele menciona marcas de roupas e de carros, ironiza que alguns vão até em casa para tomar banho e trocar de roupa para alegar que pessoas nessas condições são apenas uns mimados sem ter o que fazer e que não tem o direito de oporem-se a nada.

E tome preconceito, e tome falação ordinária, e tome adjetivos descabidos.

Assusta ver como a Veja acolhe cada vez mais em sua redação pessoas incapazes de enxergar outros indivíduos como seres pensantes e donos de luz própria.

E pior que isso a Veja "ensina" aos seus incautos leitores que um ser humano é apenas aquilo que ela decide, carimba e divulga. A Veja quer ser a dona da verdade em todas as dimensões vividas por um ser humano, independendo se este mesmo ser humano é um poço de pensamentos, de tendências, de crenças e comportamentos impossíveis de se contar e de se comparar. A Veja faz questão de não querer saber que uma das mais marcantes diferenças entre os homens e os bichos é a capacidade de pensar e mudar que tem o ser humano. Que o homem muitas vezes é contraditório e é por causa de suas contradições que ele avança.

Para a Veja bandido é bandido, rico é rico, pobre é pobre, santo é santo, etc... e com isso ela estabelece gabaritos com os quais seus inadvertidos leitores passam a julgar o resto do mundo. Um sujeito devidamente carimbado pela Veja passará o resto de sua vida sendo aquilo que ela carimbou. Como se fossem todos uns pés de alface ou bois em um curral. A Veja desconhece as intrigantes e maravilhosas nuances do pensamento humano.

E foi lendo tudo isso que eu me lembrei de outro certo sujeito de nome Dâniel Fraga e que tem um canal lá no Youtube o qual eu fiquei conhecendo por causa de um videolog chamado Welcome to 2014 BRAZIL WORLD CUP 

Antes de tudo faço questão de dizer que publico esse link contra a minha vontade, mas não posso deixar de fazê-lo se quero falar dele.

Pois bem esse moço tem lá uma coleção de vídeos em que ele deita falação sobre o que quer e o que não quer, sempre de maneira incisiva, definitiva, mandatória como se fosse um decreto real, e em todos desce a lenha regada com boas doses de desconhecimento de causa, calunias e outras cositas mas, sem dar nem mesmo algum espaço para a dúvida ou checagem da fonte. Ele fala e ponto final.

E nesse vídeo em especial ele se dirige com uma autoridade espantosa, como se de nós brasileiros tivesse recebido algum tipo de procuração, a todos os povos do mundo inteiro dizendo a eles para que não venham ao Brasil na Copa do Mundo e faz uma lista de imbecilidades as quais, segundo ele, são a normalidade do cotidiano brasileiro. Eu não vou listar aqui todas as aberrações que esse moço fala contra o Brasil e de nós brasileiros. Eu e vocês meus caros e raros leitores não temos tanta paciência assim.

Mas o fato é que por tudo que ele diz eu suponho que ele viva dentro de um bunker e sua subsistência é garantida por alienígenas que, via transportadores de moléculas, enviam a ele viveres, materiais de higiene e cuidam de abastecer sua toca - diretamente do espaço- de eletricidade, água, internet, telefone, enfim essas coisas que só ele tem.

Segundo esse moço o Brasil não existe. Segundo a lógica doentia dele isso tudo que nós, os outros cento e noventa milhões de brasileiros, fazemos todos os dias é ficção, nós na verdade não existimos. Somos apenas fruto da sua sociopatia. 

Deduzo que ele é cria da Veja. De tanto ler a Veja ele ficou assim. Dá pra desconfiar que ele quer engrossar as fileiras dos articulistas  daquele esgoto. 

Torço para que a Veja acabe logo. O estrago que ela está causando na nossa população, embora ainda que seja em uns poucos distraidos, pode ser que se alastre para todo o país e virando uma especie de virus que ataque nossos cerébros e nos transforme em um exército de Brancaleone.


Tem mais uma coisa: o português desse tal Dâniel é péssimo.

Fiquem em paz,

Jonas












5 comentários:

  1. Também encontrei este artigo da veja publicado no Facebook e fiquei ensandecido. Resolvi rebatê-lo, publicando uma reação em meu blog Unipress . Segue o link: http://www.unipress.blog.br/greve-na-usp-reitor-despreza-historia-da-ciencia-e-a-liberdade-do-pensamento/

    ResponderExcluir
  2. Magnífica matéria, esclarecedora, profunda, um elogio à filosofia, essa arte de desbanalizar a vida.

    Muito boa matéria, Jonas, muito mesmo. Agradecida, viu.

    ResponderExcluir
  3. ô Carmem, é gentileza sua.. é apenas um desafabafo ao ver um ensandecido dizer tanta asneira

    ResponderExcluir
  4. pois, tratam seres humanos como artigos de prateleira, imutáveis devem ser, prontos a serem vendidos... Acho que nem Freud explicaria tamanha sandice!

    ResponderExcluir
  5. É isso Denise.. eles julgam que os únicos pensantes são eles. mas a gente chega lá.. com essa força toda não háa como não chegar

    ResponderExcluir