quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homofobia não pode? Desrespeito também não

Paira no ar uma certa disposição para uma luta semelhante a uma guerra civil.

De um lado estão aqueles que entendem a sexualidade como passivel de ser vivida de tal jeito que o que importa são os prazeres que ela proporciona e não primordialmente o genero de cada ser humano. Neste grupo estão os adeptos da diversidade sexual bem como aqueles grupos chamados de progressitas e que pregam a liberdade de escolha não importa bem de que, desde que a escolha seja fruto de resultado da vontade individual.

Já do outro lado tem um pessoal que diz que não é nada disso e que há uma limitação imposta pela natureza - natureza que muitas vezes é chamada  de Deus - e que o mundo tem funcionado muito bem desde sempre, devendo haver apenas a pratica sexual mais conhecida que é aquela exercitada somente entre dois seres: um do genero feminino e outro do genero masculino.

Dias atrás assistimos uma manifestação chamada Marcha Para Jesus formada por adeptos das religiões chamadas evangélicas e que aproveitaram para descer a lenha nos que apoiam a criminalização de atos homofobicos - a saber agressões fisicas ou verbais contra homossexuais - no meio de alegações nada civilizadas ou misericordiosas como ensinam os preceitos basicos de qualquer religião. A intolerancia  e a pouca disposição para a conversa desmonstrada por grande parte dos presentes na tal Marcha dava a impressão de que falta pouco pro pessoal trocar socos e pontapés com quem lhes é contrário. Dentre as muitas declarações que ouvi condenando os homossexuais a mais descabida é aquela que sugere serem os gays propensos a pedofilia, despautério tão grande que não dá nem pra argumentar contra.



No domingo passado foi a vez dos gays também mostrarem suas garras na sua Parada. Ao contrario do que essa parcela da população procura passar em termos de apego as liberdades e da convivencia pacifica com os desiguais resolveram agredir a fé daqueles que em incontáveis casos não estão nem aí para as posições sexuais preferidas de uns e outros. Resolveram os organizadores da Parada exibir fotos de modelos nus de forma a que lembrassem alguns santos católicos com dizeres que recomendam o uso de preservativos e coisa e tal.

Cometeram um erro grave ao exibirem de maneira agressiva aqueles que são parte da fé de muitas pessoas, e  fé é algo que precisa ser tão respeitado quanto as demais liberdades de expressão e opinião. Erraram também ao não manter o debate com a hierarquia da igreja mas sim apelando para a ironia e desprezo com  o que pode fazer parte da intimidade de milhões de pessoas.

Há insensatez demais nessas demonstrações dos dois lados. Os papéis parecem inverter-se. A Marcha para Jesus deixou de ser um evento religioso para ser um evento politico. E a Parada Gay que no principio era um evento com natureza politica agora tornou-se palco de exibicinismo barato e agressão gratuita.

De semelhante tanto em um evento quanto em outro está uma forte exibição de força , ódio e desprezo. Isso não vai terminar em coisa boa.

Fiquem em paz.
Jonas

2 comentários:

  1. Caro Jonas,

    Homossexuais são espancados e assassinados pelo simples fato de serem homossexuais. Com o apoio tácito - ou, no mínimo, a indiferença criminosa - da maioria das igrejas e dos fundamentalistas religiosos, que os desrespeitam diariamente nas ruas, em programas de tv e em templos onde supostamente se prega o amor ao próximo. Enquanto isso, NÃO HÁ casos de religiosos assassinados por exercerem sua religiosidade. Acho temerosa, portanto, qualquer comparação entre os dois grupos, a pretexto de serem ambos "radicais". Não se deve exigir dos homossexuais que calmamente ofereçam a outra face a quem os oprime. Oferecer a outra face, aliás, é um ensinamento de Cristo, mais um dos tantos que grande parte dos cristãos insistem em desrespeitar. Desrespeitam até o maior de todos: "Ama ao próximo como a ti mesmo". Ou seja: se cristãos fazem pouco caso do ensinamento máximo de sua fé, qual o problema de os homossexuais "desrespeitarem" meras imagens de santos?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jose, obrigado pela visita e pelo comentário. Mas quero deixar claro que de verdade, mas de verdade mesmo, não concordo com radicalismos de nenhuma especie. Casualmente esse assunto trata de sexualidde versus religião, mas poderia ser sobre a invasão no Iraque, ou sobre amamentação de bebes em público e se voce leu meus textos sobre essas coisas voce vai ver que sou favorável à ponderação, desejo muito mais que as partes envolvidas se entendam em paz sem apelar para renuncias radicais ou o abandono de usos e costumes seculares. É dificil sei que é dificil lembrar que todos nós somos antes de tudo seres humanos e nenhum de nós merece ser agredido naquilo que lhe é mais caro. A ninguém é dado o direito de ofender ninguém. Seja por retaliação, por resposta, pra marcar posição seja lá o que for. Ninguem pode ofender ninguem em circunstancia nenhuma. Qualquer um perde a razão quando agride os valores do outro. Não sei por que voce usou aspas em desrespeito então ao que parece voce não acha desrespeito. Não sei por que chama de meras imagens. Todos os simbolos de tudo são "meros" ? O que fazer com todos os icones, bandeiras, hinos, flamulas, cores, simbolos, etc... que traduzam crenças e valores? Que representem defesa de ideias de um grupo de pessoas? Nada merece respeito? Quando eu era criança eu chutava despachos colocados em encruzilhadas. HOje não o faço mais por que já faz tempo que eu entendi que quem faz isso deseja algo, sonha algo, acredita em algo. E eu posso discordar mas não tenho o direito de ridicularizar ou ofender.

    Voce diz que não há casos de religiosos mortos por exercerem sua religiosidade. Engano seu. Como se sabe devem ser contar em centenas os religiosos mortos por todo canto, inclusive no Brasil por defenderem os principios contidos na citação cristã que voce faz.

    Amar o proximo exige radicalismos que pouca gente está disposta a viver. Tirando voce e eu talvez só mais um meia duzia.

    Fique em paz

    Jonas

    ResponderExcluir