segunda-feira, 7 de março de 2011

Diário do carnaval

Dizem por ai que para um homem realizar-se plenamente na vida precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho.

Árvore eu já plantei. Filho também já tive, aliás, tive dois: um e uma. E livro, bem um livro assim como a gente chama de livro nunca escrevi não. Mas tem esse modesto Saúva atualmente com suas 289 páginas e com meus fiéis e pacientes leitores e que pode ser quem sabe, chamado de livro virtual.

Esse ditado sobre a plenitude da vida talvez tenha a ver com as experiências que esses momentos trazem à vida de um homem. E das três situações eu diria que a mais marcante é ter um filho. Tenho até hoje em minhas retinas as horas em que meus filhos nasceram. Talvez com um tantinho de esforço eu possa me lembrar até das palavras ditas naqueles momentos.

Mas apesar de tudo acho essa lista muito curta. Acrescento nela que é necessário conhecer e participar do Carnaval de Pernambuco.

Nunca fui carnavalesco ou folião ou que nome tenham aqueles que curtem a folia - e ainda não sou - portanto não tenho referencias muito concretas para diferenciar o carnaval pernambucano de outros. Mas mesmo não tendo mergulhado por inteiro nas avenidas por aí, meus ouvidos sempre as rodearam. E eu afirmo com certeza: o que meus ouvidos ouviram neste carnaval me faz dizer que a riqueza das letras das musicas daqui, a leveza das marchas, ou mesmo a contundente marcação dos tambores, e o coro alegre de milhares de vozes cantando músicas centenárias, são fácil, fácil daquelas experiências equivalentes aos melhores momentos da vida de um homem.

Estivemos, eu e a Rita, atrás de um bloco organizado pelo SESC na sexta feira a tarde e foi digamos assim um aperitivo do que iríamos ver no sábado de manhã em Olinda.

E de se ver a força que podem ter uma dúzia de pessoas tocando seus instrumentos: conseguem literalmente arrastar milhares de pessoas. Ai embaixo tem os vídeos com as fotos dos dois momentos.

Fiquem em paz,

Jonas



2 comentários:

  1. Fico muito feliz por vocês dois...que venham mais muitos carnavais em Olinda!!!
    Bjs e estamos com saudades

    ResponderExcluir
  2. Eita Carô.. muitos beijos também e pra Gigi idem.. por aqui contando os dias pra Julho

    ResponderExcluir