sábado, 15 de janeiro de 2011

O poder da gentileza

Dia desses eu lí lá no Balaio da Filetti um texto cujo nome eu copiei agora, por que lembrou um comentário que eu quero fazer já faz tempo mas tenho adiado sempre e agora vai. É o seguinte.

Há algum tempo conhecemos um casal cujo marido chama-se Henrique. E o Henrique tem um hábito bastante incomum: onde quer que ele vá ele distribui bilhetinhos bem pequenos com frases escritas neles. São frases sempre com fundo humanista, de amor ao próximo ou de qualquer tipo de chamamento para uma auto-reflexão.

O Henrique tem o trabalho de copiar essa frases de livros que ele tem e dobra-as bem dobradinhas coloca-as em um envelope e ofereçe às pessoas. Um dia, aqui em casa, ele se deu ao trabalho de dobrar os papeizinhos como pequenos origamis, vejam voces!

O dia que o Henrique mais me impressionou foi  lá no SESC onde estavamos um domingo, sentados batendo um papo e tomando nossa cervejinha, quando o Henrique se levantou e abrindo sua mochila, tirou dela um saco plástico cheio de bilhetinhos e colocou-os num prato e saiu distribuindo para as pesoas nas mesas em volta como se ele fosse um garçon. E eu fiquei observando as reações. Algumas pessoas aceitavam de primeira outras não, ficavam olhando meio desconfiadas. As que aceitavam, desdobravam o bilhetinho e liam e algumas abriam um sorriso. Logo, logo muitas das pessoas que estavam por ali, acenavam pro Henrique pedindo mais bilhetinhos e que ele corria a entregar.

Naquele momento ele era o garçon das gentilezas, da esperança, da meditação. Tomara existissem mais garçons assim.

Não preciso ficar discorrendo sobre o bem que o Henrique está fazendo, isso é fácil imaginar. Mas eu quero dizer que o Henrique me inspirou a fazer algo que minha realidade permite. Não tem muito tempo que eu descobri o twitter e achei uma ferramenta muito bacana na trasnmissão de tudo que se pode imaginar. Faço uso dele pra me informar sobre o dia-a-dia do país e na medida do possivel tento informar os outros sobre as mesmas coisas.

E, inspirado no Henrique, todos os dias de manhã eu escolho uma música - pois musica pelo que eu sei é  um bem universal -  e é com ela que eu digo bom dia aos meus seguidores. Por que eu acho que, assim como os bilhetes do Henrique, uma musica pode fazer muito bem aos nossos espiritos e eu tento, modestamente, fazer bem ao espirito dos que me seguem no twitter.

Alguém ai assistiu ao filme " Corrente do Bem" ? Quem assistiu sabe o que eu estou querendo dizer, e o que a Filetti e o Henrique querem dizer. Fazer o bem é muito mais simples do que pensamos.


Ai embaixo tem um trecho do filme " Corrente do Bem ".

Fiquem em paz,

Jonas

2 comentários:

  1. É isso ai, meu caro amigo, as pessoas andam mesmo endurecidas! Qualquer comentário jocoso é motivo para irritabilidade e desconfiança, já não se pode mais ser brincalhão ou bem humorado! Adorei o texto e agradeço muito a referência. Vinda de você é um grande elogio!
    Saiba que todos os dias a primeira coisa que faço no Twitter é procurar a música que vc me enviou! "Tu és responsável por tudo aquilo que cativas", meu caro amigo.
    Um excelente final de semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Denise, talvez nesse momento ainda sejamos poucos a pensar assim, mas como disse meu poeta preferido, John Lennon, quando compos Imagine: " espero que algum dia voce se junte a nós, e o mundo será um só" .

    Grandes abraços e fique em paz.

    ResponderExcluir