segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Já que santo de casa não faz milagres…

Durante algum tempo eu usei o meu querido Sauva com o proposito de provocar nos meus raros e caros leitores algum tipo de reflexão sobre comportamentos humanos em geral. Fiz isso de uma porção de jeitos: com textos de minha própria e pobre lavra, com poemas que catei por ai, com musicas, comerciais, cronicas do meu dia-a-dia e tudo o mais, sempre com a mesma intenção: dizer que é preciso deitar um novo olhar sobre nossa maneira de lidar com nossos semelhantes, conosco mesmo e com tudo o mais que vive sobre a terra.

E eu estava mais ou menos feliz assim. Mas vieram as eleições. E aconteceu alguma de minhas maiores frustrações: eu vi, ouvi e senti ódio, preconceito, racismo, xenofobia e outros sentimentos um tanto menos nobres alardeados pela web, e pela imprensa escrita, falada e enxergada. 

Mas pensei, bem as eleições vão passar e ganhe quem ganhar, no dia seguinte todo mundo vai cuidar da sua própria vida e as coisas voltarão aos seus lugares. 

De novo ví que tristemente me enganei. O odio, o racismo, a intolerancia aumentaram de volume e de cor. Ao invés dos perdedores juntarem seus cacos e retirarem-se para pensar numa articulação mais eficiente e menos suja – e que possibilitem uma vitória nas próximas eleições - parece que ensandeceram de vez: o que antes era dito com algum constrangimento agora é bradado alto e em bom som.

Quem me conhece sabe que sou paulistano na certidão de nascimento, filho de pais paulistas, e pai de filhos paulistanos que foram gerados por minha esposa baiana, e sabem que sou católico, heterossexual e corintiano. E sabem também que meu coração é de ser humano.

Porém cheguei ao meu limite de tentar entender com paciencia, tolerancia e muitas vezes em silencio, as sandices que ouço e vejo todos os dias em relação aos nordestinos, negros, gays, mulheres, pobres, judeus, umbandistas, muçulmanos, e outros grupos de seres humanos. 

E como se não bastasse essa grita irada e descomposta se manifestou também entre alguns de vocês meus raros e caros leitores e sendo assim concluo, como eu disse lá no titulo desse texto, que esse santo aqui não está fazendo milagre em sua casa.

De hoje em diante outros santos passarão a frequentar o Saúva e quem sabe esses serão melhores intercessores que eu. 

O Saúva passará a replicar todas as noticias e idéias que combatam as ideologias separatistas em que nivel for: de naturalidade, sexo, idéias, religião e tudo o mais. Republicarei aqui em especial as publicações dos blogs sujos – aqueles que foram excluidos da massa cheirosinha e limpinha da sra Catanhede – mas não necessáriamente só desses.

É preciso que tenhamos debates, discussões e usemos toda a genialidade humana na descoberta de novas formas de organizar a sociedade, mas que tudo isso venha ao encontro do bem comum. Que sirva de união entre todos e não de separação. Já passou da hora de descobrirmo-nos apenas seres humanos e nada mais que isso.

Alguns de voces não está nem um pouco interessado nisso. É simples: basta não ler. 

E aguardarei com sincera ansiedade o contraponto civilizado e agregador daqueles que podem contribuir para a melhoria de nosso país.

E aproveito para dizer que estou no twitter: @jotagebece Que é outra ferramenta que me convenceu ser muito eficaz no combate aos despautérios perpretados por quem não sabe perder.

Fiquem em paz,

Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário