quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Engenheiro de obra pronta

Acho essa expressão " engenheiro de obra pronta" muito bacana para qualificar pessoas que deitam falação sobre o que aconteceu, como se tudo fosse muito óbvio.

Se eu olhar para uma ponte eu digo: aquilo é uma ponte. E posso falar uma porção de coisas sobre ela, posso criticar, posso dizer que ela está alta ou baixa, etc. Mas eu sei que se eu tivesse visto antes o projeto da ponte e desde que eu não sou engenheiro, dificilmente eu visualizaria a ponte pronta e muito menos poderia dar palpites.

Lembrei disso ao ler este artigo aqui:  "Expert italiana em linguagem corporal traça um perfil dos criminosos Zeu e Sandra Sapatão" 


E que é uma lista de obviedades misturadas com leviandades. Trata-se de, como diz o titulo, de uma analise dos perifs fisicos de criminosos e que quer sustentar que o biotipo de um individuo pode determinar seu carater e até mesmo sua tendencia a criminalidade.

O artigo começa com um escorregão risivel, a moça, autora do texto, afirma que: "Com as palavras falamos mentiras, mas o corpo sempre diz a verdade."  Aqui está o tipico comentário de engenheiro de obra pronta. Falar sobre o carater de uma pessoa ao saber o histórico dela é muito facil. Quero ver essa moça assistir um filme com atores profissionais e bem à la Agatha Christie e advinhar quem é o criminoso antes de Hercule Poirot.

E depois a estudiosa passa a construir tipos fisicos de homens violentos: queixo quadrado, nariz e narinas grandes, sobrancelhas unidas e testa curta.  Longe de mim pensar que esse é o biotipo natural do homem negro. Se eu fizer isso estarei chamando essa moça de racista.

Mas pra deixar por menos e sem entrar na area da xenofobia e a seguir o racionio dessa especialista, eu posso dizer o seguinte: todo homem de rosto redondo, nariz e narinas pequenas, sobrancelhas separadas e testa longa - não resisto em dizer que isso não tem nada a ver com o biotipo caucasiano -  é  bonzinho. E pronto!  Acabamos de resolver toda a criminalidade do mundo.

Prendamos os queixos quadrados e libertemos os queixos redondos.

O portal Terra justifica a publicação dessa matéria dizendo que já era hora de apresentar aos leitores algo diferente e longe das obviedades. Concordo. Só é lamentável que o leitor do Terra tenha continuado a ler obviedades. Com a diferença de que estas além de óbvias são levianas.

Fiquem em paz.

Jonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário