segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Canoas virou, mas a Veja.....

A imprensalona, encarnação da direita brasileira, insiste numa cantilena equivocada de que a esquerda, ou as forças progressistas, não podem gerir projetos que levem ao exito.

Há uma clara tentativa em convencer a população de que basta ser de esquerda para ser incompetente. Basta ser esquerda para ser taxado de autoritário, populista, repressor, anti-imperialista e outros tantos adjetivos que remetem a todo tipo de comportamento anti-democrático.

A imprensalona brasileira julga-se fiel depositária da democracia sendo que o entendimento dado à democracia é que é  um regime de valorização das liberdades individuais proporcionando assim o crescimento e o enriquecimento de todos os cidadãos. Não é. A democracia em si mesma não garante nem liberdade e nem crescimento. São necessárias ações dos governos na direção de garantir de fato a liberdade de seus cidadãos, que devem ser livres de ideologias limitadoras e preconceituosas.

Basta vermos por exemplo o pais que até hoje foi visto como a meca da democracia no mundo todo, os Estados Unidos - e que agora foi posto nú rodeado de denuncias de atitudes que seguem o caminho contrário da liberdade de pensamento. A guerra do Iraque é o exemplo mais significativo do que é na realidade a democracia pregada tanto lá como cá. Sem contar a crise estabelecida em 2008 e que mostrou a fragilidade de um pais que se alicerçou ao longo do tempo na crença de que basta permitir a livre iniciativa que tudo o mais se acomoda. Esqueceram-se de oferecer aos seus cidadãos os crivos necessarios para julgar o que lhes convém ou não.

Na ultima campanha eleitoral Lula chamou Dilma de mãe do PAC. A imprensalona correu a criticar dizendo que ao mencionar "mãe" ou "pai" Lula colocava a si mesmo ou a Dilma como mentores, orientadores, de uma população incapaz de guiar-se por si mesma. 

No entanto nenhum governo brasileiro estimulou as diversidades de comportamento, de pensamento e de ideologias como fez o governo Lula e certamente fará Dilma.

Nenhum governo fez o que o governo Lula fez em favor das minorias especialmente na área da educação com a construção de tantas universidades. Nenhum governo fez o que o que fez o governo Lula estimulando todas as minorias a organizarem-se em torno de associações a fim de conquistarem-se seus espaços como cidadãos.

Na verdade um governo de esquerda ou progressista ao dedicar-se aos cidadãos tal e qual um pai ou uma mãe, sabe, este governo, que está preparando individuos que possam lidar com suas vidas de tal maneira que busquem a realização individual, aí sim, dentro de um conceito verdadeiro de liberdade e conhecimento do que quer, liberto de ideologias e padrões rigidos de comportamento, tais como crenças politicas, religiosas e comportamentais.

Em outras palavras: a esquerda age mesmo como um pai e uma mãe que prepara seu filho da melhor maneira para a vida sabendo que lá no futuro esse filho vai abandona-la, vai ter pensamento próprio, e vai, quem sabe, até voltar-se contra aqueles que o criaram. Esse é o verdadeiro conceito de liberdade. A liberdade sem medo de abrir as portas do cativeiro.

A Veja da semana passada publica uma reportagem sobre o municipio de Canoas - RS em que reconhece o sucesso de uma administração petista mas sugere que o prefeito teria abandonado a cartilha ineficiente dos partidos de esquerda. 

Isso chama-se preconceito. Isso chama-se dificuldade de elogiar e de reconhecer que o oposto também tem qualidades. Isso chama-se  aprisionamento de idéias ou a recusa de imaginar que individuos com cores politicas diferentes possam ser capazes, possam ser inteligentes, possam ser bons administradores e ótimos cidadãos.

A matéria da Veja está comentada aqui nesse endereço, e que publica também a resposta do Secretário de Segurança do Municipio que demonstra que o sucesso veio justamente do seguimento irrestrito das propostas do partido.

Fiquem em paz,

Jonas




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário