quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Trocar palavras

É comum algumas palavras serem substituidas por outras a fim de que a mesma coisa passe a ser interpretada de maneira diferente ou menos preconceituosa, mais aceitável.

Dois exemplos: antes referiamo-nos aos com mais idade como velhos, sendo que com o passar do tempo velho passou a ser sinonimo de coisa ultrapassada, então agora as pessoas de mais idade são idosas. Os veados – essa palavra não era dita em casa de familia – agora se chamam gays cuja expressão foi integrada ao vocabulário de todos nós sem conotações pejorativas.

Estou achando que é hora de pensarmos na palavra amor. 

Dizer amor nos remete à renuncia, zelo, atenção, fidelidade o que, na maioria das vezes, exige presença. O amor que conhecemos e entendemos quase sempre só pode ser praticado através da convivencia mutua e do conhecimento reciproco. 

Pode ser muito dificil entender que amor pode ser praticado entre estranhos proximos ou distantes.

Além disso tudo, a palavra amor traz – a depender do caso – proposta de compromissos que podem não corresponder ao que verdaderiamente estamos a fim. E acima de tudo é muito confuso declarar amor por pessoas que nunca vi, não conheço e jamais conhecerei.

Estou falando tudo isso por que toda a humanidade anseia por amor e passamos nossa vida toda querendo amar e ser amados. Mas tem um conflito aí que surge justamente dos significados mais comuns da palavra amor. É complicado eu dizer que amo minha vizinha. Um pai pode ter um ataque cardiaco se o filho dizer que ama o amiguinho da escola. O chefe pode ser processado por assédio sexual se disser à sua secretaria que a ama. E alguém me chamará de exagerado se eu disser que amo os esquimós.

Que tal trocar por respeito? Está aí uma palavra pouco usada e quem tem quase todos os significados da palavra amor mas não carrega os mesmo compromissos. Respeitar é não burlar, não ferir, não lesar, não magoar, etc... E pode-se muito bem respeitar sem conhecer, sem conviver.

A Rita não ficará com ciume se eu disser que respeito a vizinha e o chefe não levará um tapa e um processo se disser que respeita a sua secretária. Eu serei visto com um bom cidadão se disser que respeito os esquimós.

Vivemos uma crise muito séria de humanidade. Não alcançamos ainda a plenitude de seres humanos. Talvez seja a hora de repensarmos o que realmente sentimos e dar o nome certo para isso. Talvez tudo se torne mais assimilável, mais palatável. 

Quem sabe as igrejas cristãs modifiquem o enunciado do decimo primeiro mandamento ensinado por Jesus Cristo trocando o “ amai-vos uns aos outros” por “ respeitai-vos uns aos outros”?

Talvez uma mexidinha no vocabulário acabe por causar a revolução ética que tanto queremos.
Quem sabe?

Fiquem em paz

Jonas
FALTA-DE-RESPEITO-crop

2 comentários:

  1. Caro Tio Jonas,

    Na verdade, AMOR (assim, com letras maiúsculas) é tudo isso: respeito, caridade, carinho, solidariedade... Mas concordo, a grafia nos engessa... Mas vou me permitir dizer que AMO a Tia Rita, hehehe, e não fiques com ciúmes, pois AMO a todos de sua família por igual!

    Abraço apertado, Filhoti (POA/RS)

    ResponderExcluir
  2. André, sinta-se muito bem abraçado. Voce e todos da sua familia. O amor é reciproco, saiba disso.

    E agradeço a presença constante nesse modesto blog.

    ResponderExcluir