quinta-feira, 6 de maio de 2010

A atenção do amor

Como um bom e aplicado aprendiz de blogueiro - será que um dia eu serei só blogueiro? - ando por ai visitando outros blogs e mais que isso DEIXO COMENTÁRIOS EM ALGUNS, ééééééé. E gosto também de ler os comentários deixados por outras pessoas, gosto de ver os que criam polemicas ou acabam virando piada, e por ai vai. E às vezes me felicito quando vejo que meus comentários geram outros. 

Então estava eu, e pra variar, lendo uma publicação a respeito dos Beatles e comentei que me sinto constrangido em desligar qualquer tocador de música meu que esteja tocando Beatles. É sério isso. Às vezes quando vou chegando em casa e começa uma música dos Beatles no rádio do carro eu desligo logo o rádio para não me ver na incomoda situação de desligá-lo na metade da música. Coisas de beatlemaniaco, deixa pra lá.

Então fiz esse comentário no blog e perguntei ao dono dele se acontecia o mesmo com ele.  E outro leitor comentou o seguinte: “Concordo com você, Sr. Jonas. Antes eu ficava dentro do carro esperando a música acabar. Agora, a música acaba exatamente quando paro o carro. Mistérios do tempo e do rock..."

Fiquei a pensar. Até lembrei-me da música do Cazuza que diz assim: ...que coincidência é o amor, a nossa música nunca mais tocou...

Vai que de repente os amores acabam mesmo. E vão embora os pequenos rituais, as pequenas atenções, aquelas pequenas coisas que só nós sabemos fazer e a razão por que fazemos.

Senti um vazio danado. Não por mim, mas pelo moço que escreveu. Que pena que essas coisas acabam. Que pena as coisas perderem a importância. 

Fiquem em paz

Jonas

2 comentários:

  1. Olá amigo Jonas
    Comento que o amor nunca acaba. Conforme o título deste texto, o que acaba é a atenção que damos ao amor. Trocamos o alvo do amor com maior facilidade do que outras gerações. Não se pode trocar a atenção ao amor por nossa família, amigos, "para o nosso próximo" pela atenção às coisas ao nosso redor. Fico contente quando as pessoas podem ter acesso a comprar mais coisas, mais tecnologia, ter mais animais de estimação, a fazer amizades novas... mas tudo isso não pode substituir a atenção ao amor que temos que dar a quem está ao nosso lado, a quem nos quer bem, às pessoas que precisam de uma ajuda, mesmo que peçam de forma errada ou que não saibam pedir. De tanta beleza que existe nesta vida, nas coisas grandes mas também NAS COISAS PEQUENAS, não posso aceitar que exista gente se isolando, se refugiado em algum vício, de forma egoísta ou para afugentar os medos da vida moderna. Vamos viver o amor, o amor está nas pequenas coisas, nas pessoas ao redor, nas pessoas que estimamos e que nos estimam, nas pessoas que mesmo não consideradas por nós ou que não demonstram apreço a nós, ali também está o amor. O amor não acaba. Nós é que desviamos a atenção ao amor que mais merece nosso empenho. E viveremos felizes quando encontrarmos o que melhor podemos fazer para viver este amor que não acaba. Seja e casa, na profissão, na rua, na manifestação política, social... este amor e simplicidade de uma criança. Fiquemos todos no Amor!!
    Álvaro Flores - POA-RS

    ResponderExcluir
  2. Caro Alvaro, bonitas palavras. Carecemos mesmo de olhar com mais atenção para o Amor. Em especial para o Amor que nos dá a experiencia da paternidade. Para mim foi uma das mais marcantes em minha vida. Até hoje me rendo à manifestação do Amor de Deus em mim dado que de mim surgiram dois outros seres humanos, valiosos por sí mesmos, mas acima de tudo valiosos para mim. E digo de novo que Deus abençoe voce e a Lize ajudando-os a disseminarem o Amor.

    Fiquem em paz.

    ResponderExcluir